Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 10 > Reditec 2020 inicia com grande interatividade em formato digital

Reditec 2020 inicia com grande interatividade em formato digital

Dirigentes do IFPB marcaram presença na transmissão online. Evento está aberto à comunidade
por publicado: 06/10/2020 15h06 última modificação: 06/10/2020 15h06

A 44ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) começou nesta segunda-feira, em formato virtual devido à pandemia. A abertura oficial na tarde desta segunda-feira, 5 de outubro, foi transmitida ao vivo pelos canais de mídias digitais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O evento tem cerca de 3000 inscritos e, neste ano, foi aberto à inscrição da comunidade em geral, pela primeira vez.

O reitor do IFPB Nicácio Lopes acompanhou a transmissão juntamente com pró-reitores e diretores dos campi do Instituto Federal da Paraíba. “O IFPB está saudando e celebrando a Reditec. Parabéns ao Conif e IFPA”, fez questão de ressaltar o professor Nicácio, em alusão ao Instituto Federal do Pará que iria sediar esta edição da Reditec, que não pode ser realizada presencialmente devido à necessidade de isolamento social.

A Reditec 2020 está sendo realizada em uma força-tarefa conjunta de várias das 41 instituições que compõem a Rede Federal. O tema deste ano é “Contribuições, perspectivas e transformações da Rede Federal para os contextos de pandemia e pós-pandemia”. A solenidade de abertura teve execução do Hino Nacional pela Orquestra e Coral do Campus Florianópolis do IFSC, com tradução em Libras. A banda EntreTantos, do Campus Farroupilha do IFRS, enviou o videoclipe da música autoral “Uma vida inteira para sonhar” como parte da programação cultural.

A pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Marinho, também prestigiou a solenidade e se disse motivada: “Esse é um momento histórico em que a nossa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica mostra sua capacidade de ressignificar as dificuldades, enfrentando-as de modo brilhante, com muita competência e responsabilidade. Essa Reditec 2020 possibilitará vencermos as distâncias, as dificuldades geradas pela pandemia, tendo a importância de ser mais uma ferramenta diferenciada de nossa rede. A partir dela, iremos fazer maior o alcance de nossos braços e o compartilhamento de preocupações e de soluções criativas, marcas de nossa Rede Federal”.

A solenidade foi integralmente traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Apresentado e mediado diretamente de um estúdio personalizado, as autoridades que compõem a mesa de honra puderam participar remotamente. O público pôde interagir por meio do bate papo online.

O presidente do Conif e reitor do IFES, Jadir José Pela, dedicou parte da sua fala à apresentação de dados que atestam a qualidade da Rede Federal. “São 653 unidades de ensino localizadas em mais de 80% das microrregiões brasileiras. Nossas instituições ofertam mais de um milhão de matrículas gratuitas e mais de 10 mil cursos de educação profissional e tecnológica em todo o país”, pontuou o dirigente, enfatizando que os mais de 7,8 mil cursos de qualificação profissional e técnicos de nível médio tem excelência comprovada no ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Brasil, também compôs a mesa de honra “virtual”. Ele enfatizou o estreitamento do diálogo entre Conif e Andifes, ao trabalharem em conjunto pautas como a do orçamento justo para a Educação em 2021; a realização de concursos públicos e a autonomia na nomeação dos dirigentes das duas redes.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Wandemberg Venceslau Rosendo, que assumiu há menos de 10 dias a pasta também esteve presente na solenidade. “A Setec buscará manter o protagonismo do setor público, mas não apenas como executor primordial da política, mas como um indutor deste processo de transformação sem afastar as articulações e parcerias com o setor privado, que é agente importante neste processo”.

A mesa de honra “virtual” foi composta ainda pelo vice-presidente do Conif, Paulo Henrique Gomes de Lima (Administrativo), Sônia Regina de Souza Fernandes (Assuntos Acadêmicos) e Willian Silva de Paula (Relações Institucionais); o presidente do Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Zilmar Rodrigues de Souza; e a deputada federal Luisa Canziani (PTB-PR).

Logo após a cerimônia de abertura, aconteceu a palestra “Análise de cenário e conjuntura política da Educação”, ministrada pelo docente, cientista político e deputado federal Israel Batista, em conjunto com o professor, consultor e analista de risco político Creomar de Souza.

O evento segue até quinta-feira, com palestras e mesas redondas sobre Educação (06/10), Gestão e Trabalho (07/10) e Internacionalização (08/10). Os coordenadores e vice-coordenadores de Fóruns do Conif e os gestores de áreas do Conselho irão se reunir em atividades internas para ampliar as discussões sobre as diversas temáticas que envolvem a Rede Federal. Ao final do evento, a diretoria do Conif irá elaborar e divulgar uma carta abordando as temáticas discutidas.

Para ver a abertura e a palestra clique aqui.

Acesse aqui a programação

Texto de Greice Gomes (IFSul), Renata Silveira (IFSuldeMinas), edição de Bárbara Souza (IFBA) adaptado pela DGCOM IFPB. Imagem cedida pelo Conif