Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 > PRPIPG divulga resultado da seleção para as Oficinas 4.0

PRPIPG divulga resultado da seleção para as Oficinas 4.0

O edital prevê capacitação na solução de problemas enfrentados pelo setor produtivo
por publicado: 28/08/2020 12h24 última modificação: 28/08/2020 13h17

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) divulgou o resultado da seleção interna para submissão de propostas para implementação das Oficinas 4.0. selecionada por meio do Edital Nº 02/2020, que deverá selecionar propostas de até 15 (quinze) instituições da Rede Federal para a implementação de programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas 4.0 organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

O edital prevê uma ampla capacitação de estudantes e servidores na solução de problemas enfrentados pelo setor produtivo. Clique aqui para acessar o resultado.

O IFPB concorrerá no certame nacional, representado pelo professor Maurício Camargo Zorro que teve o projeto aprovado na etapa local. O projeto do professor Maurício está em consonância com Diretrizes Nacionais do Ensino Médio, buscando a participação ativa dos alunos em quatro planos de trabalho previsto nos projetos e proporcionado o desenvolvimento de tecnologias sociais.

Saiba mais sobre o projeto

Os planos de trabalho para as oficinas 4.0, incluem as metodologias ativas e suas tecnologias: aplicações básicas no ensino, onde os aprendizes serão instigados à aprendizagem baseada em problemas; a gamificação; a aprendizagem colaborativa e a capacidade de síntese através da elaboração de mapas mentais e conceituais.

No contexto de resolução de problemas, os seguintes três planos de trabalho estão estreitamente ligados à resolução de demandas locais de um importante setor da pesca artesanal que consiste na extração do marisco. Neste processo estudos prévios por um grupo interdisciplinar identificou gargalos na cadeia produtiva deste recurso. Assim, através do uso de biocombustíveis alternativos serão propostas tecnologias sociais alternativas como fonte de energia para o beneficiamento do marisco. Posteriormente para facilitar a separação do músculo (carne) das conchas do marisco está previsto um protótipo automatizado que torne o atual processo manual, em um mais eficiente e com menor risco de contaminação cruzada do produto.

E finalmente, numa visão de logística reversa, procura-se gerar um protótipo que utilize os grandes volumes de resíduo sólido que constituem as conchas do marisco, para aplicações na construção civil e na indústria, gerando assim uma nova alternativa de renda para a comunidade pesqueira e mitigar os impactos ambientais nas margens do rio e áreas de manguezal do estuário do rio Paraíba. Espera-se que com a execução do projeto, se oportunize a flexibilização curricular, fortalecendo o engajamento, o protagonismo, e a permanência dos aprendizes no IFPB, através da verticalização do ensino, na abordagem de aprender fazendo.Por sua vez, espera-se formar futuros agentes multiplicadores da cultura maker, promovendo a inserção dos aprendizes de forma interdisciplinar.

A seleção dos discentes que participarão no projeto será através de edital interno que compreenderá três tipos de análise Curricular, avaliação de desempenho para resolução de um problema hipotético, e análise de suas habilidades (desenvolvimento para encarar desafios, o senso crítico e de reflexão e sua autonomia para execução de tarefas, seu grau de liderança e de empatia) com base em referências de outros docentes que já conviveram em atividades acadêmicas com o referido aluno.

*Iris Souto Maior - jornalista do IFPB