Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 05 > IFPB seleciona projetos para a criação de laboratórios de ideação e prototipagem

Criação dos Laboratórios IFMaker será apoiado pela Setec. Propostas devem ser enviadas até 07/06
por Patrícia Nogueira publicado: 25/05/2020 11h03 última modificação: 26/05/2020 10h19

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação lançou Processo Seletivo Simplificado para submissão de projetos para criação de laboratórios de ideação e prototipagem IFMaker da SETEC/MEC. A submissão pode ser feita até o dia 07/06.

O objetivo do laboratório é auxiliar os Professores e Técnicos Administrativos em Educação no desenvolvimento da cultura learning by doing, levando-os a refletir sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos e sobre como ela pode ser utilizada nestes espaços como suporte ao processo de ensinoa-prendizagem de todas as áreas do conhecimento, o que permitirá que o aluno seja protagonista no processo ensino/aprendizagem, e que o envolvimento com as necessidades da sociedade onde a unidade está inserida seja estimulado.

De acordo com o Diretor de Inovação, Maxwell Amaral,  trata-se de um espaço de ideação que também é chamado de laboratório maker, onde o aluno pode criar, experimentar e compartilhar soluções, tornando-se protagonista no processo de aprender e despertando a vontade de criar suas próprias invenções.

Serão 03 (três) Labs IFMaker nas unidades do IFPB, distribuídas em 03 (três) mesorregiões do Estado da Paraíba, sendo um Lab IFMaker para cada mesorregião: a) Mesorregião da Mata Paraibana: João Pessoa, Polo de Inovação, Mangabeira, Santa Rita, Cabedelo, Cabedelo-Centro, Pedras de Fogo; b) Mesorregião da Borborema e do Brejo Paraibano: Itabaiana, Areia, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Monteiro, Picuí, Soledade, Santa Luzia; c) Mesorregião do Sertão Paraibano: Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Sousa.

A unidade deve possuir a infraestrutura física própria necessária para a implementação do Lab IFMaker solicitado em cada projeto: sala com instalações elétricas e lógicas compatíveis e contrato de conexão de rede Internet vigente.

Acesse aqui o edital e veja como deve ser estruturada a proposta.

As inscrições das propostas de projetos de implementação serão realizadas por meio de envio de ofício do Diretor Geral à PRPIPG contendo todas as informações solicitadas no presente Processo Seletivo e encaminhadas via Processo Eletrônico do SUAP à PRPIPG-RE, com o assunto “Processo Seletivo Simplificado IFMaker – Unidade Cajazeiras”, por exemplo; em modo Restrito, até a data definida no Cronograma.

A seleção será composta por três etapas. A divulgação do resultado preliminar será 15/06/2020.