Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 03 > Dia Internacional da Mulher: compromisso com mais avanços

Dia Internacional da Mulher: compromisso com mais avanços

O IFPB traz uma trajetória de sucesso e nos faz refletir sobre os desafios e conquistas femininas
publicado: 09/03/2020 10h00 última modificação: 09/03/2020 10h36

“Neste 8 de Março, o IFPB quer deixar registrado o seu compromisso com a melhoria das condições de vida das mulheres. Esperamos que a data sirva para lembrar de histórias de sucesso femininas, que se tornem exemplos para meninas, adolescentes e mulheres de todas as idades conquistarem a sua felicidade. Sabemos que ainda existem muitos obstáculos em uma sociedade marcadamente machista, mas o IFPB deseja ser um espaço em que a força feminina encontre meios propícios para se desenvolver. Parabenizamos cada estudante, professora, técnica e funcionária pelo seu empenho que só faz a nossa instituição melhorar a cada ano. O Instituto Federal da Paraíba estará aqui para estimular sonhos a se transformarem em realidade”.

Essas são as palavras do reitor do IFPB, Nicácio Lopes, mas reverberam o desejo também da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB, que cotidianamente encontra histórias inspiradoras de mulheres na instituição. Nesse Dia Internacional da Mulher, trazemos a tona a trajetória e o exemplo de Tamires Borges de Lima, atualmente estudante do curso de Medicina Veterinária no IFPB Campus Sousa. Tamires ingressou no IFPB aos 15 anos no Curso Técnico em Meio Ambiente no Campus Cabedelo. Ao longo de sua formação técnica ela foi se destacando em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Preocupada com as desigualdades sociais e com as melhorias do ensino público, Tamires se tornou a primeira mulher a ser presidente do Grêmio Estudantil Elizabeth Teixeira do Campus Cabedelo e foi representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do IFPB.

“O IFPB me proporcionou vivenciar diversas realidades e entender a minha enquanto mulher, estudante, nordestina e me tornar liderança estudantil por não concordar com toda desigualdade que ainda somos condicionadas a tolerar. A partir desse fortalecimento, com o conhecimento do nosso poder feminino e de tudo que somos capazes de realizar, e com o apoio de tantas outras mulheres ao meu lado, fui me tornando mais empoderada e ocupando mais espaços enquanto mulher, enquanto representação estudantil feminina, em postos que outrora haviam sido ocupados apenas por homens como é o caso do Grêmio estudantil Elizabeth Teixeira do IFPB de Cabedelo, onde fui a primeira mulher presidente”, disse Tamires.

“Assumir posições de destaque, como as que vivenciei, é primordial para inspirar outras jovens como eu a acreditarem em seu potencial e não aceitarem nada menos do que merecemos: igualdade e respeito”, frisa a estudante do IFPB.