Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 01 > Coordenação PEC-G e Arinter preparam “Welcome Day” para alunos estrangeiros

Coordenação PEC-G e Arinter preparam “Welcome Day” para alunos estrangeiros

Atividades serão nos dias 12 e 13 de fevereiro
por publicado: 03/02/2020 08h24 última modificação: 05/02/2020 08h50

Um grupo de 19 estudantes de países da África vai realizar no Instituto Federal da Paraíba um curso preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A proficiência é um dos pré-requisitos para que os jovens façam a graduação no IFPB. Nos dias 12 e 13 de fevereiro os estudantes participam em João Pessoa do “Welcome Day”.

O dia de acolhimento organizado pela Arinter e Coordenação do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) prevê orientação sobre a vida acadêmica no IFPB, entrega de kits e visitas ao Campus João Pessoa e ao Mercado Público de Jaguaribe A programação será aberta no dia 12 de Fevereiro numa solenidade às 09h no auditório da Reitoria, e prossegue no dia 13 com uma roda de conversa sobre ações afirmativas e palestra sobre assistência estudantil.

Os estudantes são dos seguintes países: Jamaica, Benin, República do Congo, Timor-Leste, Gabão, Guiné Equatorial, Gana e Costa do Marfim. Os jovens farão o curso preparatório no Campus João Pessoa, as aulas serão de forma presencial e no Polo EaD. A prova de proficiência em Língua Portuguesa organizada pelo MEC/INEP será aplicada no final do ano.

Os aprovados serão habilitados aos cursos de graduação de Engenharias de Computação e Elétrica do IFPB que oferece 5 vagas. Os outros 14 estudantes serão distribuídos na Universidade Federal de Campina Grande, instituição parceira do programa.

O PEC-G é desenvolvido pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Educação em parceria com universidades públicas- federais e estaduais- e particulares. O programa seleciona estrangeiros entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo para cursar de forma gratuita a graduação fora de seus países. Em contrapartida eles devem atender a alguns critérios, como custearem as despesas no Brasil. Os estudantes assumem o compromisso de ao regressar ao seu país contribuir com a área na qual realizaram os estudos de graduação.

DGCOM do IFPB