Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 10 > Grupos de cultura popular encantam público na abertura da FLAREIA

Grupos de cultura popular encantam público na abertura da FLAREIA

Feira Literária da cidade de Areia prossegue até 01 de novembro com várias atividades
por publicado: 28/10/2019 09h28 última modificação: 29/10/2019 21h44

A cidade de Areia, localizada no brejo paraibano, vive um momento de efervescência cultural com a realização da I Feira Literária- FLAREIA. A feira foi aberta oficialmente nesse sábado (26) e atraiu muita gente. O evento promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Campus Areia do Instituto Federal da Paraíba mobiliza até o dia 01 de novembro estudantes, professores, gestores e vários parceiros.

Areia, conhecida pelos seus engenhos, terra da cachaça e da rapadura, também é rica em tradições culturais. Rufino.jpgFoi para potencializar essa riqueza e estimular a leitura que nasceu a ideia de realizar a I Feira Literária. Entre os entusiastas da feira estava o artista plástico José Rufino. “Boa parte da minha família é daqui, este é um momento importante para a cidade que entra nos festivais de literatura, e numa hora em que o país está precisando tanto de cultura” disse.

Quem passou logo cedo no mercado público municipal pôde fazer suas compras e assistir apresentações culturais.20191026_093108.jpg “Precisamos resgatar a prática da leitura e levar esse hábito principalmente para as comunidades, daí a ideia de termos levado a feira literária também ao mercado, para que um pouco de literatura chegue a todas as pessoas” disse a Assessora de Implantação do Campus Areia, Maria Cláudia Brandão.

O ponto alto das atividades do primeiro dia da Feira Literária aconteceu à tarde no adro da 20191026_162548.jpgIgreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Muita gente foi assistir as apresentações de grupos folclóricos como Quilombo Caiana dos Crioulos, Banda Marcial da Escola Carlota Barreira e grupos de capoeira.

Em torno da praça em frente a igreja foi montada uma feira de comidas típicas. Em uma das barracas, alunos do Campus Areia do curso de Bar e Restaurante utilizaram a biomassa da banana para fazer quitutes, como brigadeiro, bolo e pé de moleque. 20191026_184309.jpg“Estamos colocando em prática o que apreendemos no curso e ganhando um dinheirinho extra” disse a aluna Cláudia Fernandes.

“A Feira Literária é um espaço que envolve a comunidade e ajuda a desenvolver as iniciativas culturais” disse o Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, George Glauber. A Diretora de Extensão Popular e Rural da Proexc, Josy Batista, destacou o envolvimento do IFPB em Areia. “É importante valorizar a cultura local e integrar e articular os nossos estudantes e servidores do campus com as ações da cidade”.

O prefeito de Areia, João Francisco de Albuquerque, disse que a cidade teve uma interrupção no desenvolvimento cultural e através da FLAREIA isso vai ser resgatado. “Nada mais justo do que resgatar esse caminho que Areia sempre trilhou, que é o caminho da cultura e do desenvolvimento intelectual do ser humano”.

A Feira Literária que tem como tema os 160 anos do Teatro Minerva, o primeiro do Estado da Paraíba, presta uma homenagem ao escritor areiense Horácio de Almeida, um dos fundadores da Academia Paraibana de Letras. Confira nesse link a programação.

DGCOM do IFPB