Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 10 > Estudantes que vão para o Canadá se despedem do IFPB

Estudantes que vão para o Canadá se despedem do IFPB

Eles receberam kits da Arinter e PRE em evento na Reitoria junto com gestores e familiares
por Ana Carolina Abiahy publicado: 31/10/2019 17h22 última modificação: 31/10/2019 17h22

Ansiedade disfarçada com muitos risos e descontração marcaram a despedida dos estudantes do IFPB que foram selecionados para curso de imersão no Canadá. Eles foram selecionados mediante o projeto “English Through Toronto” em edital da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) e da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) dentro do Programa de Mobilidade Internacional do Instituto Federal da Paraíba. A experiência prevê um intercâmbio linguístico e cultural na Língua Inglesa na cidade de Toronto, no Canadá, e faz parte da Política de Internacionalização da instituição.

Os doze alunos se reuniram no Auditório da Reitoria para receber kits de viagem organizados pela Arinter e PRE. Gestores dos campi, da Reitoria e familiares dos estudantes prestigiaram a ocasião. São estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (presenciais) e da Licenciatura em Letras (Ead). Foram selecionados alunos dos campi Cabedelo Centro, Cajazeiras, João Pessoa, Itabaiana, Patos, Princesa Isabel, Monteiro e Santa Rita.

A assessora da Arinter, Mônica Montenegro, fez questão de frisar que os estudantes conquistaram a oportunidade de fazer o curso de quatro semanas no exterior por mérito acadêmico. “Todos aqui foram selecionados por seus méritos próprios, mas estarão representando o seu campus, o Instituto Federal, sua cidade, a Paraíba e o seu país no exterior. Será uma experiência riquíssima porque terão acesso a outras culturas, novas pessoas”, destacou. Monica Arinter.JPG

Deyvisson José de Medeiros, estudante do 2º ano de Meio Ambiente, do Campus Princesa Isabel, ressaltou que lutou muito pela vaga porque já desejava fazer intercâmbio desde a seleção para o Jovens Embaixadores. “Foi muito concorrido, eu entrei por oito décimos. No meu campus, o professor incentivou todo mundo a participar. Eu queria muito ser aprovado porque venho de uma realidade muito diferente, meus pais são agricultores, com seis filhos, e não tiveram acesso a nada disso. Venho de uma cidade pequena, Juru, e lá todo mundo está torcendo por mim. Espero trazer para eles muitas novidades, porque sei que lá é muito desenvolvido tecnologicamente”.

Os pais de Leonardo Mateus Freitas, do 2º ano de Eletrotécnica do Campus João Pessoa, não escondiam a satisfação. Hermenegildo Fausto Neto é comerciário e Maria Josete Freitas é vendedora de cosméticos. “Ele já fazia o primeiro ano em outra escola quando quis fazer a seleção para o IFPB. Teve que começar aqui do primeiro ano de novo, mas valeu a pena porque agora teve essa oportunidade que deve abrir portas para outras coisas muito boas na vida dele”, comentou Neto. Josete disse que o filho se preparava para aulas de inglês na internet. “Ele sempre teve vontade de fazer um curso de inglês, mas a gente não tinha condições e agora surgiu essa oportunidade maravilhosa”.

O diretor do Campus Santa Rita, Sabiniano Rodrigues, comentou que esses editais de intercâmbio são muito importantes como incentivo para todos os estudantes se esforçarem mais nos estudos. Ao terminar o intercâmbio, cada estudante deve elaborar um relatório sobre o curso e também precisa compartilhar a experiência com a sua comunidade, seja através de um curso, palestra ou outra atividade acadêmico-cultural.

IFPB estudantes imersao.JPGOs estudantes selecionados são Mariana dos Santos, Jorge Maciel, Camilly Leite, Beatriz Quintas, Maria Alessandra Ferreira, Ana Lígia Monteiro, Ana Karla Alves, Leonardo Freitas, Monaliza Irineu, Lidiane Lima e Ligia Barros.

O professor do IFPB responsável por acompanhar toda essa turma será o docente Moacir Costa, coordenador do curso de Letras. Para o professor Moacir Costa, o intercâmbio fará os estudantes voltarem totalmente transformados. “Temos estudantes que nunca saíram da Paraíba, ter acesso a outra cultura, um novo idioma, vivenciar o cotidiano de outro país, vai fazer com que eles voltem amadurecidos”, apontou.