Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > 11 > IFPB defende liberdade de expressão docente no Ministério Público

IFPB defende liberdade de expressão docente no Ministério Público

Recomendação pela liberdade em sala de aula foi feita em reunião na segunda-feira (12)
por Patrícia Nogueira publicado: 13/11/2018 10h51 última modificação: 13/11/2018 14h25

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, participou, nesta segunda-feira (12), de reunião no Ministério Público Federal. Na ocasião foram repassadas recomendações sobre o pluralismo de ideias, direito a liberdade de expressão e exercício da docência.

O documento assinado pelos representantes de diversas instituições de ensino recomenda que as mesmas se abstenham de qualquer atuação ou sanção arbitrária em relação a professores, com fundamento que represente violação aos princípios constitucionais e demais normas que regem a educação nacional, em especial quanto à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber e ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, adotando as medidas cabíveis e necessárias para que não haja qualquer forma de assédio moral em face destes profissionais, por parte de servidores, professores, estudantes, familiares ou responsáveis.

Para o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, foi uma iniciativa salutar que vem a defender o pluralismo de ideias, de concepções pedagógicas e linhas de pensamento multidisciplinares. “Não se concebe que o pensamento científico seja visto de forma monolítica e o docente não pode ser cerceado de mostrar as várias faces do conhecimento. É um documento que está em defesa da liberdade de expressão e do exercício da cátedra”, disse o Reitor.

Nicácio Lopes afirmou ainda que o IFPB já tem iniciativas próprias para fazer prevalecer o direito dos professores de exercitarem sua profissão livremente. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) já vem desenvolvendo ações nesse sentido, a exemplo da criação da rede de combate ao assédio, presente em todos os campi e cujo regulamento está sendo construído. “Temos combatido toda e qualquer forma de assédio, tanto por parte dos estudantes, como também de professores e técnico-administrativos. Eu acredito que o documento assinado pelo reitor hoje é de extrema importância e vem a somar e fortalecer o que já estamos desenvolvendo. O pilar fundamental é o respeito à constituição, à liberdade e a dignidade da pessoa  humana, nossa instituição jamais pode se afastar desses princípios”, apontou o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo.

Ainda durante a reunião foi anunciada a criação de uma plataforma digital para denúncias anônimas: O Observatório de Violência por Intolerância. “Acatamos e defendemos inteiramente que as instituições monitorem essas ocorrências e denunciem para que haja apuração ostensiva dos responsáveis por estes crimes”, destacou o Reitor Nicácio.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Educação de Estado e município, Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior e de Educação Básica.

*Patrícia Nogueira e Heranir Fernandes - DGCOM