Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 01 > Projeto com Universidade de Oklahoma é discutido em reunião

Projeto com Universidade de Oklahoma é discutido em reunião

Gestores do IFPB devem ir aos Estados Unidos em abril. Estudantes da OSU farão curso em Picuí em junho
por publicado: 19/01/2017 17h29 última modificação: 23/01/2017 15h39

A parceria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba com a Oklahoma State University (OSU) foi discutida durante reunião nessa quarta, na Reitoria. A representante da OSU, Zeyna Abramson, alinhavou o plano de trabalho com a assessora de Relações Institucionais e Internacionais, Mônica Montenegro, e os diretores do Campus Picuí, Luciano Pacelli Medeiros, e do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos, o coordenador do projeto, Frederico Campos, além do superintendente da Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec), Anselmo Castilho. Também estiveram presentes, o diretor de Ensino Profissional, Degmar dos Anjos, representando a Pró-reitoria de Ensino, e o servidora Yana Chagas, representando a assessoria de Inovação da Reitoria.

De acordo com a assessora internacional do IFPB, foi apresentado o Plano de Trabalho aprovado pela OSU e detalhes técnicos para o início da parceria entre as duas instituições foram fechados. Uma equipe de gestores do IFPB já deve ir aos Estados Unidos, no início de abril, para conhecer a Universidade de Oklahoma. Devem fazer parte dessa comitiva, a pró-reitora de Ensino Mary Roberta Meira, além dos professores Luciano, Neilor, Frederico e Mônica.

O foco inicial da parceria entre o IFPB e a OSU será a oferta de um curso na área de Agroecologia para os estudantes norte-americanos, no Campus Picuí. Será a parte prática do curso na área de Meio Ambiente que eles frequentam na OSU. O Núcleo de Estudos em Agroecologia, coordenado pelo professor Frederico Campos, foi o que despertou o interesse. Espera-se que o plano de aulas seja fechado durante a visita da equipe do IFPB para a OSU em abril.

“A previsão é que, no mínimo, oito estudantes da OSU venham para Picuí em junho. Eles terão aulas durante um mês. Todos os locais que são necessários para a formação deles já foi elencado pela professora da OSU, Tamara Mix, que deve vir ao Brasil nesse período junto com a intérprete Zeyna, e pelo menos outro pesquisador. O grupo deve passar ainda pelos campi João Pessoa, Sousa, Cajazeiras e Campina Grande”, informa Mônica. Por isso, os diretores desses campi também podem ir a OSU no mesmo período de abril.

Conforme explica Mônica, a Funetec será a responsável por fazer a mediação financeira do projeto. Isso porque os valores para custeio dos alunos e docentes da OSU no Brasil não são repassados diretamente a eles, ficando a Fundação responsável por gerir recursos para alimentação, hospedagem, transporte e o que for necessário, pois o IFPB tem limitações legais nesse sentido. Segundo Mônica, o diretor Neilor e a pró-reitora Mary Roberta devem ir a OSU para prospectar futuras parcerias. Um curso de Língua Portuguesa para a equipe que virá ao Brasil será iniciado em abril, durante a visita de Mônica à OSU, tendo continuidade à distância com colaboração de outras docentes.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB