Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 07 > Encontro de Diretores repercute na comunidade

Encontro de Diretores repercute na comunidade

Gestores fazem uma avaliação positiva do encontro de Diretores Administrativos
por publicado: 08/07/2016 11h20 última modificação: 08/07/2016 11h20

O III Encontro de Diretores de Administração e Finanças, promovido pela PRA, nos dias 05 e 06, obteve boa repercussão pelos campi. O evento contou com contribuições de outros setores institucionais, incluindo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Diretoria Geral de Gestão de Pessoas, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), além de setores estratégicos da própria PRA como transporte e logística, orçamento e arquivo.

O pró-reitor de assuntos estudantis Manoel Macedo e o representante da coordenação da área de Educação a Distância (EAD/Campina) professor Marcos Vinicius Cantidiano de Marques de Andrade participaram do evento esclarecendo dúvidas dos gestores sobre direitos e deveres dos estudantes da EAD. Macedo aproveitou o momento para dialogar sobre a realização e organização dos jogos intercampi 2016 voltado para os estudantes do IFPB.

Pela DTI, participou o diretor Pablo Andrey apresentando o sistema SUAP e sua importância para os diversos setores administrativos e pedagógicos do Instituto Federal da Paraíba. Ele recomendou o uso sistemático dos sistemas e subsistemas que fazem parte do novo Portal da Instituição.

Outras colaborações foram dadas por profissionais de áreas afins da própria PRA. O arquivista e coordenador da memória institucional no âmbito da reitoria do IFPB, José Canuto da Silva Júnior, abordou assuntos pertinentes à gestão de documentos e serviços de protocolo nos órgãos da administração federal.

Em outra rodada dialógica com os diretores administrativos, Renata Lucena, gestora da área de orçamento da PRA, mostrou que assumiu o cargo com o propósito de inovar no encaminhamento do orçamento anual do IFPB.  Orientou os gestores sobre o preenchimento correto das planilhas orçamentárias e deu orientações novas e essenciais sobre o encaminhamento do orçamento 2017.

Renata Lucena acredita que o trabalho de integração dos diretores e os encontros sistemáticos da PRA vão ajudar os gestores efetuarem uma leitura competente do orçamento da instituição.

João Miguel Neto ratificou as inovações do setor de transporte e logística ao informar que entrou em vigor esta semana, dia 6, a norma de solicitação de transporte. Segundo Miguel a partir da agora a liberação de transporte só mediante o preenchimento de um formulário disponível no sistema SUAP.

Durante o período de intervenções uma das contribuições foi oferecida pelo  Aguinaldo Tejo, gestor da Diretoria-Geral de Gestão de Pessoa (DGEP), que defendeu a importância dos encontros da PRA como espaço de formação dos gestores. Aguinaldo Tejo repassou ainda os últimos informes do Forgep (Fórum Nacional de Gestão de Pessoas) ressaltando o auxílio-transporte, projeto de ambientação do IFPB, dentre outras conquistas da área.

O III Encontro de Diretores Administrativos da PRA também foi avaliado pelos gestores da pasta nos campi. Fábio Pedrosa, do Campus Picuí, disse que o evento foi extraordinário. “Promoveu, mais uma vez, a integração entre todos os diretores tanto da capital quanto do interior, em um momento singular em que os diretores trazem as sua problemáticas e a equipe da PRA passa a limpo, com total transparência, as questões orçamentárias e remove as dúvidas que os diretores principalmente os mais novos têm em relação ao processo de elaboração e execução do orçamento.

Para Ivamar Dantas da Nóbrega diretor administrativo e financeiro do Campus Patos disse que os encontros da PRA são fundamentais para a padronização de procedimentos administrativos e fortalecimento do sistema de gestão financeira do IFPB (PRA/DAPs). Ele ressaltou que com as experiências apresentadas nestes encontros, às decisões internas tornaram-se mais seguras e viáveis no que ser refere à organização e implementação dos dispositivos legais previstos para o planejamento do orçamento e contingenciamento dos recursos do ano em exercício.

Para a Diretora de Administração do Campus Princesa Isabel, Daniela Cristina Rodrigues, o trabalho em rede vem sendo valorizado pela gestão, o que reflete na resolução equalizada das demandas e dos problemas comuns a vários campi. Daniela afirmou também que o encontro foi importante para que se reflita sobre a questão do aumento do quantitativo de alunos por conta da expansão da Rede e o aumento do orçamento.

Confira também a galeria de fotos na página do Facebook.

*Filipe Donner - Diretor Geral de Comunicação e Marketing