Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > PRAE apoia Campanha Janeiro Branco

Noticia

PRAE apoia Campanha Janeiro Branco

Objetivo é chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde mental e emocional
por publicado: 11/01/2021 13h28 última modificação: 13/01/2021 14h29

O IFPB através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) aderiu a Campanha Janeiro Branco, que coloca em evidência na sociedade dois temas: a saúde mental e a saúde emocional.

A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) lançou um alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental que vem sendo agravada em todo o mundo pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8% da população. Com relação a ansiedade o país é o de maior prevalência no mundo (9,3%).

Segundo Ana Carolina Simões, Assistente e Psicóloga da PRAE, a campanha acontece no início do ano devido as pessoas estarem mais propensas nesse período para refletirem mais sobre suas vidas. “janeiro foi selecionado por representar culturalmente e simbolicamente, a renovação dos objetivos, projetos e plano de vida das pessoas, um mês de reflexão onde todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida. Esse convite pode ser o chamado para uma vida mais harmoniosa, com mais propósitos, esperança e sentido existencial” disse.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis pretende fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas, servidores e estudantes do IFPB reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas ao longo do ano. “Sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova” concluiu Ana Carolina Simões.

registrado em: