Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 10 > Campus Areia desenvolve projetos de extensão em feira livre

Campus Areia desenvolve projetos de extensão em feira livre

Atividades incluem ações educativas junto aos comerciantes
por publicado: 30/10/2019 09h36 última modificação: 30/10/2019 09h51

Dois projetos de extensão desenvolvidos pelo Campus Areia do Instituto Federal da Paraíba vêm possibilitando uma melhora na qualidade dos serviços prestados por comerciantes na feira livre daquele município. Os benefícios são percebidos pelos consumidores, que encontram um ambiente com mais higiene e segurança na manipulação dos alimentos comercializados.

O Programa Feirante Legal realizado em parceria com a Prefeitura de Areia surgiu a partir da necessidade de reestruturar o espaço e as práticas da feira livre. Para isso vem sendo feito um trabalho de conscientização e sensibilização junto aos feirantes, através de ações educativas voltadas para boas práticas na manipulação de alimentos, saúde e segurança no trabalho.

20191026_111507.jpgAs estudantes do curso de Bar e Restaurante do Campus Areia, Aline Milly, Luana Viana e Simone Firmino, sob a orientação da professora Nadja Lima, percorrem o mercado distribuindo cartilhas explicativas e fazendo levantamento dos produtos comercializados. “Os feirantes têm recebido bem as ações educativas e com isso podem aumentar as vendas e melhorar o comércio” explica Aline.

Outro projeto de extensão é o de boas práticas de gestão e empreendedorismo na feira livre. As ações são desenvolvidas pelos alunos Jeferson Emanuel e Ana Raquel, também do curso de Bar e Restaurante, sob a orientação do professor Cícero Mauriberto. “Nosso objetivo é identificar as dificuldades dos feirantes e a partir de um diagnóstico encontrar soluções” afirma Jeferson.IMG-20191030-WA0012.jpg

“O objetivo com estas ações é permitir que os comerciantes compreendam a importância de melhorar a estrutura da feira para atrair novos clientes e resgatar os antigos frequentadores do espaço” disse a Assessora de Implantação do Campus Areia, Maria Cláudia Brandão.

DGCOM do IFPB