Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 02 > Empossados novos membros do Consuper e CEPE do IFPB

Empossados novos membros do Consuper e CEPE do IFPB

Nova composição do Conselho Superior, mais heterogênea, é elogiada na solenidade
por publicado: 03/02/2017 12h45 última modificação: 03/02/2017 16h52

“O Instituto Federal da Paraíba promoveu um ato ousado e muito importante para a consolidação de uma gestão democrática”. As palavras do professor Geraldo Andrade de Oliveira, representante do Ministério da Educação, expressam o significado da solenidade de posse dos novos integrantes do Conselho Superior da Instituição (Consuper) acontecida nesta sexta-feira (03) no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros (sede da Reitoria).

Segundo o representante do MEC, o fato do IFPB através de uma reforma em seu estatuto ter permitido que a comunidade acadêmica tivesse mais representação no Consuper representa um ato extremamente democrático. “Este modelo pode ser replicado na Rede Federal porque esta não é a realidade que vemos em outros institutos” destacou.

Foram empossados 43 titulares e 38 suplentes do Conselho Superior que é o órgão colegiado máximo do IFPB, responsável por aprovar a política geral para a atuação do Instituto e zelar pelo seu cumprimento. A leitura simbólica do termo de posse dos novos titulares e suplentes foi feita pela secretária dos órgãos colegiados, Jordana Carvalho. O Consuper é formado por representantes da comunidade interna e membros da sociedade civil e egressos.

A solenidade foi conduzida pelo reitor do IFPB, Nicácio Lopes, que também deu posse aos novos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) para o exercício 2017/2019. Foram empossados 17 titulares e 17 suplentes do CEPE.

A mesa de honra foi composta além do reitor, pela Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, Diretora de Apoio e Assessoramento aos Órgãos Colegiados, Jamilly de Lima Anízio, representante do MEC, Geraldo Andrade de Oliveira e pelo Procurador Federal do IFPB, Michell Laureano Torres.

Em sua saudação aos novos conselheiros, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Pereira Neto, lembrou a importância da Estatuinte para a definição das mudanças propostas na representatividade do Conselho Superior ”Nós introduzimos um conceito inovador dentro do processo democrático do IFPB” disse.

“Antes as representações dos diretores gerais dos Campi eram indicadas pelo reitor, agora são todas eleitas pela comunidade acadêmica. O Conselho Superior está mais heterogêneo com membros de todas as regiões do estado” destacou o reitor Nicácio Lopes. Ele lembrou o compromisso que cada um dos novos conselheiros deve ter para a construção de políticas públicas que possam estar em sintonia com a qualificação do Instituto Federal.

Ainda dentro da solenidade houve uma palestra do Procurador Federal do IFPB, Michell Laureano Torres, que falou sobre o tema “O papel do conselheiro, consciência ética e responsabilidade”. A parte cultural ficou por conta da apresentação dos instrumentistas e professores do Campus João Pessoa, Vinícius Fernandes e Ana Carolina Petrus, que fizeram um dueto de violão e violino.

No período da tarde haverá um curso de capacitação sobre “Normas, processos e atos administrativos”, a ser ministrado pelo professor Avenzoar Arruda.

Confira as fotos do evento no facebook.

-Heranir Oliveira- da Diretoria de Comunicação e Marketing

registrado em: ,