Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Neste 1º de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física

Noticia

Neste 1º de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física

Parabéns aos profissionais pelo seu dia e também à equipe e estudantes da Licenciatura em Educação Física do Campus Sousa
por publicado: 01/09/2016 12h38 última modificação: 01/09/2016 13h45

Fazer exercícios regularmente é algo que todos os médicos, fisioterapeutas e profissionais da área de saúde recomendam para quase todas as pessoas. Os benefícios são muitos, o exercício melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras. Mas apenas um profissional habilitado pode indicar qual atividade física é ideal. Neste dia 1º de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, motivo de orgulho para a comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba. O Instituto, inclusive, oferta o curso superior de Licenciatura em Educação Física, no Campus Sousa. 

O IFPB é o pioneiro da Rede Federal a implantar uma Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) composta por um Núcleo de Educação Física. Para o coordenador, professor Sílvio Romero Farias “Este dia celebra o reconhecimento da nossa profissão, estamos cientes da responsabilidade para a melhoria do bem estar físico e mental dos estudantes”. 

Professor Sílvio Romero também destacou a realização dos I Jogos Intercampi do IFPB, competição realizada em quatro etapas e que reuniu atletas em 11 modalidades de 15 Campi. Cerca de mil atletas participaram dos jogos que mobilizaram 10 mil expectadores e teve sua etapa final concluída no último domingo. “Os jogos entraram para o calendário de atividades físicas do Instituto e se consolidaram como uma grande festa do congraçamento do esporte” concluiu.

O Dia do Profissional de Educação Física também coincide com a data em que entrou em vigor a lei que regulamenta a profissão e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), no artigo 26, parágrafo 3º diz que “a Educação Física, integrada à proposta da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”.

Texto: Diretoria Geral de Comunicação e Marketing

Arte: Regina dos Anjos

registrado em: