Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

IFPB parabeniza os alunos que derrubam as barreiras do cotidiano
por publicado: 21/09/2016 10h10 última modificação: 21/09/2016 14h58

Nesta quarta-feira (21) é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. De acordo com a Coordenação de Ações Inclusivas no Instituto Federal da Paraíba há cerca de 300 estudantes com deficiência.

Segundo o Censo 2010, 23,92% da população brasileira (quase 46 milhões de pessoas) possui algum tipo de deficiência. Apesar de representar uma parcela considerável da população, estas pessoas ainda sofrem com a exclusão, o preconceito e a falta de acessibilidade atitudinal e física. Nos últimos anos, no entanto, alguns progressos têm acontecido, como a regulamentação do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que dispõe sobre a inclusão social e cidadã da pessoa com deficiência.

Neste sentido, e com base no Estatuto, o Instituto Federal da Paraíba assume como compromisso essencial a igualdade de direitos e o acesso à educação para todos. O IFPB tem investido não apenas recursos financeiros, mas também pessoal e desenvolvido ações efetivas no sentido de viabilizar uma educação realmente inclusiva. No IFPB, há nove Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napnes) estruturados e outros em processo de implementação.

“Sabemos que ainda temos muito a avançar, mas estamos no caminho certo e conscientes de que oferecer uma educação igualitária para todos os alunos, respeitando todos os tipos de diferenças, é nossa obrigação, nosso compromisso, nosso desafio, mas também, um prazer diário” afirma a Coordenadora de Ações Inclusivas da PRAE, Larissa Cossetti Caju.

Para engajar a comunidade acadêmica em torno de uma maior reflexão sobre o assunto “inclusão” será realizada entre os dias 7 e 11 de novembro a I Semana da Inclusão. O evento acontecerá em todos os campi do IFPB e entrará definitivamente no calendário anual do Instituto.

“Nós, da Coordenação de Ações Inclusivas do IFPB acreditamos que divulgar e lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um exercício diário, por isso parabenizamos os alunos com deficiência por enfrentarem as dificuldades e derrubarem as barreiras cotidianas, sempre com a certeza de que a escola é de todos. Estamos juntos nessa luta! “ conclui Larissa Caju.

-Arte: Regina dos Anjos

-Diretoria de Comunicação e Marketing