Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > PLANEDE entra na reta final

PLANEDE entra na reta final

As oficinas e audiências públicas do Planejamento Estratégico do IFPB serão deflagradas nesta segunda-feira, dia 08
por publicado: 08/08/2016 08h24 última modificação: 08/08/2016 08h34

“Planejamento estratégico é pensamento organizado”, a afirmação foi feita no final da tarde desta quinta-feira(04), em Campina Grande, pelo reitor Nicácio Lopes, durante encontro dos diretores de ensino promovido pela PRE.

De acordo com o gestor, o IFPB está construindo um Plano Estratégico Decenal para a Instituição com prazo de validade até 2025. O documento deve ser concluído até 27 de outubro.

O PLANEDE, como é conhecido, vem sendo construído deste o primeiro semestre de 2016 numa articulação da Diretoria de Planejamento Institucional (DPI) liderada pela diretora Elaine Pereira de Brito. A execução dos trabalhos é da Comissão do Projeto PLANED 2025, sob a presidência do professor Álvaro Cavalcanti de Almeida Filho, doutorando em Engenharia Industrial.

Ainda durante o encontro dos Diretores de Ensino do IFPB, o reitor enalteceu o trabalho inicial das pró-reitorias, diretorias sistêmicas e assessoria na construção do documento que vai nortear os destinos da Instituição nos próximos dez anos. Ao longo das duas primeiras etapas foram realizadas avaliações setoriais e ampliadas da instituição, coletas de dados e indicadores institucionais balizadores do Planejamento Estratégico.

“Agora nessa terceira e última fase esperamos notável contribuição dos campi”, disse Nicácio ao frisar que a partir da próxima segunda-feira, dia 8, será deflagrada a realização de 92 oficinas temáticas, audiências públicas envolvendo os diversos segmentos da Instituição com destaque para professores, estudantes, técnico-administrativos, pais de alunos e egressos.

Os eventos vão acontecer por amostragem nas diversas regiões do estado compreendendo a mesorregião do Litoral, capitaneada pela capital (Campus João Pessoa) e mais cinco campi, além de três unidades da reitoria. A mesorregião do Agreste paraibano polarizada pelo Campus Campina Grande e mais quatro unidades. A mesorregião da Borborema com sede no Campus Monteiro com aglutinação de quatro campi. E finalmente a mesorregião do Alto sertão com seis unidades lideradas pelo Campus Cajazeiras.

As oficinas contarão com a presença do reitor ou pró-reitores designados para condução dos trabalhos, os diretores dos campi que sediarão os eventos. “Por fim gostaria de destacar que o nosso Planejamento Estratégico está sendo formulado a luz de uma metodologia científica, assentada em um embasamento teórico e empírico, alcançando todas as 21 unidades de ensino da nossa Rede”, finalizou o reitor Nicácio Lopes ao conclamar a participação de todos os diretores dos DDEs – Diretores de Desenvolvimento de Ensino.

ENCONTRO DOS DDEs – O evento dos diretores de ensino aconteceu nos dias 4 e 5. O grupo contou com exposição e esclarecimento do Pró-reitor de administração sobre orçamento e finanças. A pró-reitora Mary informou que os diretores foram signatários de uma carta que será encaminhada à Comissão responsável pela elaboração da Regimentuinte fazendo algumas recomendações sobre as atribuições dos diretores e coordenadores de ensino. Mudanças no processo de seleção do Enem também foi assunto na pauta dos diretores de ensino. O próximo evento dos DDEs será realizado nos dias 6 e 7 de outubro no Campus Mangabeira.

Confira outras fotos na Galeria do Facebook do Instituto Federal.

-Filipi Donner- Diretor Geral de Comunicação e Marketing