Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Comunidade avalia encontro em Princesa Isabel

Comunidade avalia encontro em Princesa Isabel

O encontro com professores e técnicos marca encerramento da jornada no Campus
publicado: 18/08/2016 13h21 última modificação: 18/08/2016 14h57

A rodada dialógica da Reitoria Itinerante com a comunidade acadêmica do Campus Princesa Isabel colocou também gestores e os servidores (Técnicos e Professores) tête-à-tête com o reitor Nicácio Lopes e equipe.

O encontro aconteceu na tarde dessa quarta-feira (17) nas dependências do Campus, mais precisamente na Biblioteca daquela unidade de ensino e durou pouco mais de duas horas de interação sobre temas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão.

Para o diretor-geral do Campus Princesa Isabel Reinouds Lima Silva, a visita do reitor Nicácio Lopes e equipe gestora é sempre revestida de muita satisfação para a comunidade local. “Faço uma avaliação bastante positiva da ação e da participação dos três segmentos: docente, discente e técnico-administrativo”, afirmou Reinouds ao elogiar o legado que a jornada da Reitoria Itinerante deixa para o Campus a cada jornada.

“A Reitoria Itinerante além de aproximar o reitor dos campi, renova laços fraternos, dissemina essa nova cultura de gestão democrática e participativa que vem sendo implantada no IFPB. Nesse quesito, a comunidade acadêmica local sente-se contemplada contribuindo, efetivamente, com a formulação das políticas públicas praticadas no geral pelo Instituto Federal da Paraíba e em particular pelo Campus”, avalia Reinouds.

O gestor durante prestação de contas ressaltou a coesão de sua equipe nos trabalhos do Campus Princesa Isabel. Ele destacou que essa união interna torna os encontros com o reitor Nicácio e equipe bem mais produtivos.

Os professores e os técnicos interagiram com a equipe gestora durante toda a tarde focando temas relacionados a criação de novos cursos, política de pessoal, melhorias no PSCT, elaboração de manuais de procedimentos internos, convênios para curso de pós-graduação, qualificação e afastamento, incentivo a interiorização e até melhoria de infraestrutura ao discente com a aceleração das obras do refeitório e do ginásio poliesportivo.

AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE: Lucila de Brito, professora da disciplina Meio Ambiente, também faz uma avaliação proveitosa da Reitoria Itinerante: “É um momento em que a comunidade acadêmica tem de trazer suas demandas e a gestão se apresenta bastante solícita fazendo do encontro um momento de perfeita interação, inclusive no encaminhamento de questões bastante complexas demandadas pelo segmento dos professores”.

Rubens Carlos Andrade Moura, professor de Física,  classificou o encontro com fulcral e essencial para o bom andamento das atividades letivas e uma “oportunidade singular para termos o termômetro das relações internas e da interação da nossa comunidade com a reitoria. Com esse encontro podemos avaliar a reverberação da gestão no âmbito dos professores, estudantes e a atividade meio que protagonizada pelos técnico-administrativos. A Reitoria Itinerante mostra que o reitor e os pró-reitores não estão presentes só virtualmente, mas também de forma presencial proporcionando tomadas de decisão e dando feedback das ações já demandadas”.

Rinaldo Rodopiano, professor das disciplinas de Projeto Arquitetônico e Representações Gráficos do Curso de Edificações do Campus Princesa Isabel. Ele entende a Reitoria Itinerante como um grande programa institucional que credencia a gestão da Reitoria e dos campi como administrações democráticas e participativas.

• Filipe Donner – Diretor de Comunicação e Marketing do IFPB

Fotos: Daniel Chaves