Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Programas de Pós Graduação do IFPB estão com inscrição aberta

Noticia

Programas de Pós Graduação do IFPB estão com inscrição aberta

É o Mestrado em Engenharia Elétrica de João Pessoa e a Especialização em Matemática de Cajazeiras
por Ana Carolina publicado: 20/10/2017 18h25 última modificação: 20/10/2017 18h25

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está com inscrição aberta em dois programas de pós-graduação. O Mestrado em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa e a Especialização em Matemática do Campus Cajazeiras.

Confira aqui o Edital Nº 31/2017 do Mestrado 

As inscrições devem ser realizadas até 13 de novembro, via protocolo do campus João Pessoa ou pelos Correios, desde que a documentação seja postada até a data final do prazo. Podem se inscrever portadores de diploma de curso de nível superior, com carga horária mínima de 3.600 horas em Engenharia Elétrica ou áreas correlatas, ou Curso Superior de Tecnologia em áreas correlatas, com no mínimo 2400 horas.

Os candidatos inscritos serão avaliados pela Comissão de Seleção de acordo com a documentação que entregam no ato da inscrição. A pontuação será contabilizada através de critérios que levam em consideração a produção científica e experiência profissional acadêmica, entre outros.

O mestrado em Engenharia Elétrica oferece duas linhas de pesquisa: Eletromagnetismo Aplicado e Processamento de Sinais. Inicialmente serão ofertadas 10 vagas para cada linha de pesquisa, podendo esse número ser ampliado, dependendo da capacidade de absorção de cada uma das duas linhas de pesquisa do programa.

Especialização 

O Campus Cajazeiras abriu seleção para a turma pioneira de Especialização em Matemática. As inscrições estão abertas até o dia 3 de novembro. São 20 vagas e as aulas devem ocorrer às sextas-feiras, no turno diurno.

Acesse aqui o Edital da Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e os respectivos anexos. 

Não há pagamento de taxa de inscrição. Podem concorrer graduados em Matemática ou nas áreas afins definidas pela tabela de conhecimentos do CNPq. A seleção é para o semestre 2018.1.

Toda a documentação exigida para a inscrição deve ser remetida para o e-mail matematicapos.cz@ifpb.edu.br seguindo as orientações constantes no edital. Há um formulário de inscrição online, constando entre os anexos do Edital e também a ficha de inscrição.  

A seleção será feita mediante uma prova objetiva a ser realizada em 15 de dezembro, no Campus Cajazeiras do IFPB. O conteúdo programático está entre os anexos do Edital, juntamente com um termo de responsabilidade.

No mesmo dia da prova, espera-se a divulgação do gabarito preliminar. Será dado um prazo para recursos no dia seguinte, também com comunicação pelo e-mail. Em 22 de dezembro, está prevista a divulgação do resultado final.

O interessado deve conferir o cronograma completo no Edital. A matrícula dos aprovados está programada para 22 a 23 de janeiro e o início das aulas para 26 de janeiro.

Essa pós-graduação é a primeira a ser ofertada pelo Campus Cajazeiras e nasce da evolução do curso de Licenciatura em Matemática. O Campus do IFPB também tem um Grupo de Pesquisa muito atuante na área, o Grupo Cajazeirense de Pesquisa em Matemática (GCPM).

O professor Valdecir Teófilo Moreno é o representante do Colegiado do Curso de Especialização em Matemática do IFPB Cajazeiras. Com esse novo curso, o IFPB passa a contar com oito Programas de Pós-Graduação.

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB e Coordenação de Comunicação do Campus JP

registrado em: