Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2023 > 12 > Plataforma 3vitrus é apresentada à comunidade acadêmica

Plataforma 3vitrus é apresentada à comunidade acadêmica

Projeto de extensão lança plataforma inovadora, que atende à demanda por profissionais de design do mercado de trabalho
por Gustavo Rodrigues publicado: 06/12/2023 13h47 última modificação: 07/12/2023 18h46

O auditório do IFPB Campus Cabedelo foi palco do lançamento do Projeto de Extensão 3vitrus, ocorrido na terça-feira, 28/11, com apresentação dos coordenadores do projeto, professores Ticiano Alves e Ananelly Meireles, juntamente com as estudantes Maria Clara Diniz, Yasmim Pevroton e Priscilla Costa, participantes do desenvolvimento do projeto, que contou também com uma parceira social, a advogada Giovanna Wanderley, que tem atuação nas áreas de propriedade intelectual e inovação.

3vitrus_interna.jpgDe acordo com o professor Ticiano Alves, o 3vitrus é mais do que um simples website de exposição de trabalhos. “Trata-se de uma plataforma pulsante e inovadora que redefine o papel do Design Gráfico na educação. É um ecossistema dinâmico, onde a criatividade, a excelência e a colaboração são os pilares fundamentais. Aqui, os alunos e egressos do IFPB encontram um espaço vibrante, onde seus talentos são celebrados e direcionados para oportunidades reais no mercado de trabalho”, explicou o professor.

Para o professor Ticiano, o 3vitrus é um hub que conecta os alunos e egressos ao mercado de trabalho. “Esse momento coincide com uma crescente demanda por profissionais de design por parte do mercado de trabalho. Diante desse contexto, surgem algumas perguntas fundamentais: Como dar destaque aos nossos alunos e egressos? O que o mercado está procurando? E como ele encontra o que precisa?”, pondera Ticiano.

Com as presenças dos professores Wilson Medeiros, Jamylle Rebouças e Fabianne Azevedo, Coordenadora do Curso de Design Gráfico, os coordenadores do projeto e estudantes apresentaram as vantagens de utilização do 3vitrus:

- Exclusividade: Só podem se inscrever alunos regularmente matriculados ou formados no curso de design gráfico do Campus Cabedelo / IFPB;
- Interação contínua: Estaremos sempre buscando melhorar. Ainda estamos na fase beta, de testes e implantação de recursos. E o feedback dos usuários é essencial;
- Ofertas de trabalho ou estágio: A partir de 2024 as ofertas de trabalhos serão publicadas direto na plataforma e só os inscritos terão acesso a elas;
- Layout responsivo: A plataforma foi criada e testada para 4 tipos de ecrãs distintos: desktop widescreen, notebook, tablet e smartphone.

Na apresentação do projeto 3vitrus, o professor também explicou como participar:

1º) Inscrever-se no site e aguardar a aprovação: Para a inscrição, é necessário fornecer o número de matrícula no curso de Design Gráfico do Campus Cabedelo / IFPB, seja aluno ou formado;
2º) Criar perfis: Existem dois perfis, sendo um interno ao 3vitrus e outro público;
3º) Alimentar os 10 projetos: Você pode ir alimentando aos poucos e depois ajustar, se for preciso;

Para o professor Ticiano, “o 3vitrus surge em meio a um cenário efervescente de inovações. Coincidentemente, durante esse período, o curso de Design Gráfico do IFPB Campus Cabedelo introduziu alterações nos formatos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), elevando a importância dos portfólios”, finalizou o professor.

Para visualizar a plataforma, basta acessar o link http://www.3vitrus.com/

3vitrus_final.jpg