Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Pesquisa > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 21/03/2016 12h00, última modificação 18/08/2016 22h18

Pesquisa

O Campus Cabedelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba possui grupos de pesquisa certificados pela Instituição e registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tais grupos envolvem grande parte de seu corpo docente, pesquisadores, corpo técnico especializado e estudantes de cursos técnicos e de graduação.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), os grupos de pesquisa constituem instâncias estratégicas para o desenvolvimento e para a consolidação da pesquisa institucional, de modo a qualificar o atendimento às demandas de distintos segmentos da sociedade que envolvem a produção do conhecimento científico e tecnológico.

É importante que as iniciativas nas áreas de pesquisa e inovação sejam devidamente registradas pela Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus Cabedelo (CPEX-CB) ou pela própria PRPIPG, sendo a criação de grupos de pesquisa uma iniciativa valiosa no sentido do fortalecimento de redes de cooperação entre pesquisadores no âmbito do IFPB e de outras instituições parceiras.

Acesse o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Acesse a Plataforma Lattes, e crie ou atualize seu Currículo Lattes

Grupos de pesquisa liderados por pesquisadores do Campus Cabedelo

Atualizado em 06/07/2016

Nome do GrupoNome do(s) Líder(es)Área(s) Predominante(s)
2ID - Design de informação e de interação Rodrigo Pessoa Medeiros;
Daniel Álvares Lourenço
Ciências Sociais Aplicadas;
Desenho Industrial
Análise de parâmetros físico-químicos e microbiológicos de água  Ane Josana Dantas Fernandes;
Maria Mônica Lacerda Martins Lúcio
Ciências Exatas e da Terra;
Química
Análises e pesquisas ambientais Liz Jully Hiluey Correia Engenharias;
Engenharia Sanitária
Biologia e pesca de crustáceos decápodos Emanuell Felipe Beserra da Silva Ciências Agrárias;
Energia térmica Jesus Marlinaldo de Medeiros Engenharias;
Engenharia Mecânica
Estudos em recursos pesqueiros e agronegócios Mauricio Camargo Zorro Ciências Agrárias;
GP - NUPPACC Valéria Camboim Góes Ciências Humanas;
Educação
Grupo de ecologia de ecossistemas marinhos Jonas de Assis Almeida Ramos Ciências Agrárias;
Grupo de pesquisas interdisciplinares Jamylle Reboucas Ouverney King;
Gerthrudes Hellena Cavalcante de Araujo
Linguística;
Letras e Artes;
Letras
Recuperar Patrícia Fabian de Araújo Diniz;
Jefferson de Barros Batista
Ciências Agrárias;
Agronomia

Repercussões dos trabalhos dos grupos de pesquisa

Atualizado em 06/07/2016

2ID - Design de informação e de interação

Em termos acadêmicos, a pesquisa em Design de informação e de interação envolve problemas difíceis, sob vários pontos de vista. Dentre eles: * interface homem máquina e interatividade - problemática relacionada a construção de artefatos digitais. * Visualização de informação - na criação, avaliação e desenvolvimento de novas possibilidades para a área. *Design de informação e educação - numa gama de problemáticas como a utilização da Teoria da Atividade na educação, a avaliação de materiais didáticos a partir da legibilidade das tipografias, dentro outros. Isto se reflete em publicações e participação em comissões ligadas não apenas à Design de interação / informação propriamente dito mas também em áreas afins, como a de Jogos Digitais, IHC e Instalações interativas (arte digital).

Análise de parâmetros físico-químicos e microbiológicos de água

Pretende-se desenvolver pesquisas voltadas para a análise de parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água, com o desenvolvimento de novas tecnologias. O objeto da pesquisa faz parte da matriz curricular dos cursos Técnicos Subsequente e Integrado em Meio Ambiente, bem como possui relação com o cursos da área de Pesca, que são os cursos oferecidos atualmente pelo IFPB Campus Cabedelo, além do curso superior em Design gráfico. Assim, a inclusão dos alunos será de suma importância para a sua formação profissional e tecnológica.

Análises e pesquisas ambientais

Atuar na área de caracterização e monitoramento efluentes líquido, e estudo de viabilidade técnica de estações de tratamento. Para tanto, serão realizados ensaios físicos, químico, instrumentais e microbiológicos de efluentes e biológicos da biodegradabilidade de produtos e resíduos industriais.

Biologia e pesca de crustáceos decápodos

O presente grupo de pesquisa visa o desenvolvimento de estudos relacionados aos aspectos populacionais de crustáceos decápodos, com ênfase aos camarões, siris e caranguejos, e sua relação com a atividade pesqueira.

Energia térmica

A linha de atuação deste grupo de pesquisa é voltada para o estudo de problemas térmicos em refrigeração, condicionamento de ar e aquecimento solar envolvendo: tecnologia de conservação e congelamento do pescado, sistemas de climatização adsortivo evaporativo e aquecimento de água via coletores solares. Realizando estudos teóricos através de modelagem matemática e simulação numérica e estudos experimentais com a devida Instrumentação necessária.

Estudos em Recursos Pesqueiros e Agronegócios

O grupo de trabalho tem desenvolvido estudos relacionados com o diagnostico e manejo dos recursos hidrobiológicos em ambientes aquáticos tropicais, como o sistema do Amazonas e do rio Paraíba. várias publicações na forma de capítulos de livros, livros completos e artigos científicos tem sido produzidos com base em estudos relacionados. Atualmente o grupo realiza estudos de diagnostico da pesca no rio Paraíba e vem realizando a promoção da economia solidária. Por sua vez o grupo de pesquisa tem experiencia em modelagem ecológica dos ecossistemas aquáticos com aplicação de ECOPATH.

GP - NUPPACC

O Núcleo de Pesquisa e Defesa do Patrimônio Cultural de Cabedelo (NUPPACC) tem como objetivo geral desenvolver atividades com a participação de docentes, técnicos e discentes do IFPB Campus Cabedelo, para ajudar no processo de conscientização da comunidade para a preservação do patrimônio cultural do município de Cabedelo, bem como desenvolver ações que promovam o desenvolvimento territorial. Os trabalhos são realizados com apoio de órgãos públicos e empresas privadas que fomentam os trabalhos de pesquisas e assim permitem a geração de conhecimento para uma posterior divulgação em livros e em revistas científicas, tanto em meio impresso, como também em meio digital.

Grupo de ecologia de ecossistemas marinhos

Os membros deste grupo vem realizando pesquisas na área de ecologia e biologia de peixes e crustáceos, além de estudos sobre poluição e contaminação por lixo marinho.

Grupo de pesquisas interdisciplinares

O GPI busca reunir estudos e investigações que tenham como fio condutor a interdisciplinaridade dentro das Ciências Humanas, e em especial o curso de Letras e suas múltiplas abrangências. As pesquisas são voltadas para a formação docente e também epistemológica.