Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Cursos > Educação a Distância - EaD

Educação a Distância - EaD

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 11/03/2016 11h31, última modificação 28/08/2023 10h30

 

O Campus Cabedelo é Polo de Educação a Distância (EaD), e garante apoio presencial aos estudantes desta modalidade, com toda a infraestrutura e suporte necessários para seu êxito acadêmico.

Isso significa dizer que os estudantes dos cursos técnicos a distância do IFPB, como Secretaria Escolar e Segurança do Trabalho, além dos estudantes dos cursos online de inglês e espanhol ofertados através do Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras, podem contar com um suporte presencial para realização de suas atividades, através do auxílio de tutores e tutoras presenciais; além do suporte instrumental, por meio do maquinário disponível no Laboratório de Educação a Distância e dos livros do acervo do Polo EaD do Campus Cabedelo.

 

 

Acesso ao Portal da EaD e ao Ambiente Virtual de EaD do IFPB


 

 

 

 

A Rede e-Tec Brasil


 

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos da rede e-Tec são ministrados por instituições públicas.

O MEC é responsável pela assistência financeira na elaboração dos cursos. A estados, Distrito Federal e municípios cabe providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos referidos cursos.

 

Rede e-Tec

 

Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras


 

O Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras é uma iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), e visa ofertar a estudantes, a servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e à comunidade em geral, cursos de Inglês, de Espanhol e de Português para Estrangeiros, na modalidade a distância.

O egresso dos cursos e-Tec Idiomas sem Fronteiras, além de dominar outro idioma, estará apto a realizar testes de proficiência, estará mais qualificado para participar de programas de mobilidade internacional e ampliará seus conhecimentos sobre outras culturas.  


e-Tec Idiomas Sem Fronteiras

 

Programa Novos Caminhos


 

Em tempos de isolamento social e de necessárias medidas de prevenção frente ao novo coronavírus, é possível se qualificar para o mercado de trabalho mesmo sem sair casa. Nesse sentido, através do Programa Novos Caminhos, o Instituto Federal da Paraíba tem ofertado cursos gratuitos de qualificação profissional a distância, mediante pactuação com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

Entre outras ações previstas pelo Programa Novos Caminhos, o fomento para a ampliação da oferta de Educação Profissional e Tecnológica, através da pactuação de novos cursos e vagas, advém de saldos financeiros não utilizados nas contas de parceiros da Bolsa-Formação, identificados pela Setec/MEC. Nesse sentido, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica lançou uma agenda de repactuação desses saldo. A iniciativa é disciplinada pela Portaria nº 1720, de 08 de outubro de 2019.

 

Novos Caminhos

 

Coordenação de EaD no Campus Cabedelo


 

A Coordenação de Educação a Distância do Campus Cabedelo (CEAD-CB) é responsável pelo apoio presencial dado aos educandos e educandas dos cursos online ofertados no Polo de Cabedelo, coordenando a atividade de seus tutores e tutoras presenciais, além de emitir documentos importantes, como declarações de matrícula, e coordenar a aplicação e correção de provas.

Coordenadora: Adriana Charpe Pimenta dos Santos

E-mail: Adriana.charpe@ifpb.edu.br

Fone: +55 (83) 3248-5400 ramal 5417

 

Contatos do Polo EaD de Cabedelo


  

E-mail: polo.cabedelo@ifpb.edu.br

Telefone: +55 (83) 3248-5417