Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Assuntos > NUCA

NUCA

por 1824546 publicado 28/10/2020 17h03, última modificação 17/10/2023 23h28

O Núcleo de Combate ao Assédio (NUCA) tem como objetivo fomentar ações preventivas, educativas e de enfrentamento ao preconceito, a práticas discriminatórias, a situações de constrangimento e aos assédios moral e sexual envolvendo a comunidade discente do IFPB. O NUCA do Campus Cabedelo integra a Rede de Combate ao Assédio (RCA), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

É importante esclarecer que se considera assédio moral a prática abusiva, explícita ou velada, que se manifesta por meio de gestos, palavras e atos e que desrespeita, de forma sistemática e frequente, a integridade física e/ou psicológica de uma pessoa ou grupo, na relação entre membros da comunidade acadêmica.

Já o assédio sexual é toda conduta com conotação sexual, não desejada pela vítima.

No que diz respeito ao preconceito, considera-se como preconceituosa toda conduta que tenha por objetivo anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais, a partir do entendimento de que certas características e/ou opções individuais seriam fundamento legítimo para a inferiorização de pessoas e grupos sociais.

Por fim, são consideradas atitudes discriminatórias quaisquer manifestações baseadas em preconceitos de origem, raça, cor, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, política ou religiosa, idade, condição física e intelectual, entre outros.

O NUCA é formado por servidores e estudantes. Todos os integrantes do NUCA podem responder pelo Núcleo, inclusive em caso de denúncia. Assim, os discentes que se sentirem assediados podem formalizar uma denuncia com qualquer integrante do Núcleo. São eles:

 

    • Flávia Márcia de Sousa (Professora) 
    • Dhieggo Gláucio Evaristo Gomes Gomes Nascimento (Técnico)
    • Niely Silva de Souza (Professora) 
    • Sulandege Conceição Muniz (Estudante)  
    • Nicole Bezerra Soares (Estudante)

 

Já a Rede de Combate ao Assédio (RCA) do IFPB é composta pelos integrantes listados neste link.

Confira maiores informações sobre a Rede de Combate ao Assédio do IFPB na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB, clicando aqui.

 

Contatos


 

E-mail do Núcleo de Combate ao Assédio do Campus Cabedelo (NUCA-CB):

nuca.cb@ifpb.edu.br

E-mail da Rede de Combate ao Assédio (RCA) do IFPB:

rca@ifpb.edu.br