Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2021 > 04 > Campus Cabedelo realiza 5ª edição do Atreva-se: Festival de Arte

Campus Cabedelo realiza 5ª edição do Atreva-se: Festival de Arte

Festival ocorrerá em formato online nos dias 20 e 21 de abril. Submissão de trabalhos podem ser feitas até hoje (17) pelo site do evento
por publicado: 16/04/2021 09h16 última modificação: 03/11/2021 02h40

Durante os dias 20 e 21 de abril acontecerá o Atreva-se Festival de Artes. O evento é uma iniciativa do Campus Cabedelo e já está em sua 5ª edição, a primeira delas a acontecer totalmente de forma online em função da pandemia do COVID-19. O Atreva-se tem o objetivo promover habilidades e competências artísticas e criativas junto à comunidade acadêmica do IFPB, criando um espaço de integração entre servidores, estudantes, terceirizados e comunidade externa, a partir da valorização da arte e da cultura.

O evento contará com uma mostra de cinema com a cineasta paraibana Kalyne Almeida, além de realização de mesa redonda com vários representantes da arte paraibana em diversas vertentes: Carolina Farias (dança), Escurinho (música), Marineuma de Oliveira (literatura) e Zezita Matos (teatro), além de contar com a mediação do professor dos cursos Técnico em Multimídia e superior em Design Gráfico, Vitor Nicolau.

Os interessados em participar podem se inscrever, de forma gratuita, para assistir à mostra de cinema e à mesa redonda. Aqueles que queiram participar apresentando seus trabalhos, podem fazer a submissão, até 17 de abril (sábado - prazo prorrogado), nas seguintes categorias: Artes cênicas (teatro e dança), Artes visuais, Audiovisual, Literatura e Música. As submissões poderão ser feitas de forma individual ou coletiva e os interessados podem participar de até, no máximo, 3 atividades em categorias distintas. As inscrições e submissões podem ser feitas no site do evento pelo link: https://www.even3.com.br/atrevaseifpb/.

Atreva-se 3.jpegAcompanhe também as novidades no Instagram do Atreva-se: @atrevaseifpbcabedelo e não deixe de participar assistindo à mostra de cinema e à mesa redonda, além de submeter seus trabalhos e divulgar seus talentos! Aguardamos vocês!

Mostra de Cinema

Kalyne Almeida é professora de Comunicação, cineasta, jornalista e fotógrafa. Editora adjunta do portal janela7.com e coordenadora da Grão de Cinema. Mestre em Literatura pela UEPB e Doutoranda em Estudos da Mídia pela UFRN. É produtora, roteirista e diretora de audiovisual, tendo lançado, em 2020, "Aponta pra fé - ou todas as músicas da minha vida", seu primeiro longa-metragem como diretora.

Mesa Redonda: “A arte e cultura em tempos de pandemia”

Atreva-se 4.jpeg

Carolina Farias, 24 anos, foi estudante do IFPB Cabedelo, atualmente é Bacharel e Licenciada em Educação Física. Professora de Dança na Escola de Dança Municipal de Cabedelo e de Escolas Particulares. Ex-ginasta da Seleção Paraibana de Ginástica Rítmica, ex-bailarina do Teatro Santa Roza, ex-bailarina da Escola de Ballet e Dança Municipal de Cabedelo, solista em espetáculos da Escola de Dança, primeira bailarina representando a escola em festivais competitivos pelo Brasil e bailarina da Cia. Municipal de Dança de Cabedelo.

Escurinho: Percussionista, compositor e cantor, estuda a música nordestina desde a década de 70, quando fundou com o compositor Chico César o Grupo Ferradura. Autor de trilhas para teatro, já tem gravado quatro cd’s – Labacé (1998), Malocage (2003), O Princípio Básico (2013), Ciranda de Maluco Vol I (2015) e um dvd “Toca Brasil” gravado ao vivo no Itaú Cultural. Intérprete performático, Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos que vai do xote ao reggae; do experimentalismo ao rock; do forró ao baião; do caboclinho ao boi de reisado; dos ritmos afros e tribais, do maracatu ao coco de embolada.

Marineuma de Oliveira: É Doutora em Linguística e professora na Universidade Federal da Paraíba, lotada no Centro de Educação. Faz parte do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudo sobre Hipertexto, Arquivos Eletrônicos e Tecnologia Educacional - GEHAETE", cadastrado no CNPq, em que desenvolve pesquisa sobre as práticas sociais de linguagem na era digital e sobre os letramentos e ensino, tendo participação em várias publicações acadêmicas. Também está vinculada aos Mestrados Profissionais, um na área básica de Língua Portuguesa - PROFLETRAS, com Polo na Universidade Federal da Paraíba, no Campus do Litoral Norte, em que exerce também a função de vice coordenadora, e outro em Linguística e Ensino - MPLE, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I. Coordena o grupo Poética Evocare e é autora do livro de poemas ENTRE PARÊNTESES, que acaba de ser lançado.

Zezita Matos: Natural do município de Pilar, na Paraíba, Severina Zezita Souza de Matos é considerada a primeira-Dama do teatro paraibano. Em 2017 recebeu o título de cidadã Pessoense, pelo lindo trabalho dedicado ao teatro, por 62 anos, e à educação, por 40 anos. Atuou como coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras, no Centro Universitário de João Pessoa/UNIPE e dedicou-se também à educação pública. Hoje aposentada, continua trabalhando com cinema e teatro a todo vapor, o que lhe possibilita sempre grandes aprendizados e novas experiências. A educação e a cultura sempre caminharam concomitantemente na sua história de vida.

Atreva-se 2.jpeg

Atreva-se 5.jpeg