Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2020 > 09 > IFPB contribui com hospitais públicos no combate à COVID-19

Noticia

IFPB contribui com hospitais públicos no combate à COVID-19

Já foram doados mais de 4 mil litros de materiais produzidos pelo campus Cabedelo, entre álcool glicerinado e sabonete líquido.
por publicado: 25/09/2020 09h28 última modificação: 03/11/2021 02h19

O Instituto Federal da Paraíba vem contribuindo com a produção de materiais para o enfrentamento da COVID-19. A iniciativa do IFPB começou em abril, no início da pandemia, permanecendo até hoje.

O campus Cabedelo, um dos principais laboratórios de produção do Instituto, disponibilizou sua infraestrutura física que tem a colaboração efetiva de professores e técnicos administrativos lotados no campus.

O grupo de trabalho do campus Cabedelo está focado na produção de álcool glicerinado e sabonete líquido. O material vem sendo utilizado pelas unidades de ensino do Instituto. Já o excedente vem sendo doado aos hospitais públicos, sendo utilizado por profissionais que trabalham na linha de frente dessas unidades de saúde na capital e no interior. 

Parte da produção realizada pelo campus Cabedelo
Parte da produção realizada pelo campus

 De acordo com o diretor geral do campus Cabedelo, Lício Romero, a equipe do campus não tem medido esforços no sentido de produzir os materiais: “diversas pessoas, entre profissionais e estudantes, especialmente aqueles ligados ao Curso Técnico em Química, tem disponibilizado seu tempo e conhecimentos para produzir insumos que estão efetivamente ajudando o IFPB e instituições de saúde paraibanas a mitigar os efeitos da pandemia".

A professora Ane Josana Dantas, uma das integrantes da equipe produtora dos insumos nos laboratórios do campus Cabedelo, explicou que o projeto teve início no mês de abril, a partir de doações de usinas, de servidores, do SINTEFPB e de recurso de projetos de extensão e pesquisa, mas foi potencializado com a chegada de recursos específicos para a produção.

Segundo Ane Josana, o sentimento da equipe é de gratidão: “na verdade, só temos a agradecer por esta oportunidade de dar retorno à comunidade, agregando professores e estudantes neste projeto solidário, que tem beneficiado tanto entidades e quanto pessoas de diferentes comunidades”.

Secretaria de saúde de Cabedelo recebendo o material
Secretaria de saúde de Cabedelo recebendo o material

A seleção de hospitais públicos e a logística de recebimento dos materiais são realizadas por meio de uma ação articulada e planejada por uma comissão criada pelo Colégio de Dirigentes, integrada pelo Pró-Reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey; o Diretor Geral do campus Princesa Isabel, Vinícius Campos (responsável pela região do sertão); o diretor geral do campus Picuí, Luciano Pacelli (responsável pela região central do estado); o diretor geral do campus Cabedelo, Lício Romero (responsável pela região do litoral); e Josi Batista, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Para o Pró-Reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey, esta ação mostra a capacidade do IFPB de utilizar os seus recursos humanos e de infraestrutura para beneficiar a população. “As unidades do IFPB estão unidas e bem articuladas, construindo e executando ações benéficas para a sociedade”, ainda de acordo com Pablo, o álcool e sabonete produzidos pela campus Cabedelo está, também, sendo utilizado pelos campi do IFPB.

O diretor do campus Princesa Isabel, Vinícius Batista Campos, destaca a importância de beneficiar os hospitais do interior do estado. "Fizemos o contato com hospitais do Sertão paraibano, visando colaborar com essas unidades de saúde que vem trabalhando nessa trincheira contra a Covid-19 e outras enfermidades. Certamente, mais uma vez, o IFPB cumpre seu papel social com a doação desses materiais".

Hospital de Itaporanga recebendo o material
Hospital da cidade de Itaporanga recebendo o material

A direção do Hospital Regional de Cajazeiras, um dos beneficiados com os produtos, destacou a ação de parceria com o IFPB. Para Vitória Holanda Lima, diretora administrativa do hospital, "o recebimento desses materiais nos ajudará muito, pois estamos com alguns problemas no processo de compras, o que está dificultando a aquisição de produtos e serviços. Por isso é que supervalorizamos as doações".

Outro membro da comissão do IFPB, Luciano Pacelli, diretor do campus Picuí, disse que essa ação humanitária do IFPB “é uma forma de contribuir para amenizar a dor causada pela Pandemia no grande público e de retribuir os investimentos recebidos da sociedade por meio do pagamento de impostos”.

Esta ação de extensão também foi destacada por Josi Batista, que ressalta a importância da iniciativa no atendimento às demandas emergentes dos diversos setores da sociedade, reafirmando, nessa ação colaborativa, o nosso compromisso social com a comunidade externa e interna. Ademais, destaca a valiosa contribuição que esse fazer proporciona na vida das pessoas envolvidas, especialmente, dos(as) nossos(as) estudantes. 

Hospital Napoleão Laureano recebendo o material
Hospital Napoleão Laureano recebendo o material

Os hospitais públicos, uma vez selecionados, recolhem os materiais nas dependências da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, que, por meio da Diretoria de Patrimônio e Materiais, sob a supervisão do diretor Marcos Antônio Marques, e o diretor de Logística, João Miguel Neto, planejam a logística para o transporte do campus Cabedelo até a entrega efetiva ao hospital.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelo campus Cabedelo, bem como as parcerias importantes do IFPB com os hospitais públicos do estado da Paraíba, que vêm atuando na linha de frente no combate a COVID-19. “O IFPB completou nesse dia 23 de setembro, 111 anos de Instituição. Ações como esta mostram a real importância deste patrimônio público, que embala o sonho e a esperança dos jovens paraibanos através de cursos técnicos e profissionais da melhor qualidade em todas as regiões do Estado, além de oferecer ações em prol da sociedade em um momento tão nebuloso que estamos atravessando. Temos que unir todas as forças para combater a COVID-19, e o IFPB busca utilizar o seu conhecimento e infraestrutura para contribuir com outros entes públicos."