Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 08 > Campus Cabedelo é habilitado nos programas PIBID e Residência Pedagógica

Campus Cabedelo é habilitado nos programas PIBID e Residência Pedagógica

No dia 14/08/2018 foram iniciadas as ações dos núcleos do subprojeto Biologia/IFPB dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).
por publicado: 24/08/2018 08h38 última modificação: 24/08/2018 08h38

Com a participação nestes programas, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Cabedelo passa a contar com 49 bolsistas, sendo 25 do PIBID e 24 da RP.

O início das atividades do núcleo do Pibid/IFPB Biologia correspondeu a uma reunião realizada no turno da manhã que contou com a participação do coordenador de área, professores supervisores, discentes bolsistas e voluntários de iniciação à docência.

Na ocasião, foram dados informes gerais sobre o programa, foi realizada a apresentação dos supervisores aos discentes e foi feita a apresentação do subprojeto aos participantes. Além disso, discutiu-se de modo preliminar as estratégias para a apresentação do subprojeto nas escolas-campo e consequente inserção dos discentes nestas.

O núcleo é coordenado pelo professor Thiago Leite de Melo Ruffo e conta com supervisores, os professores Alexandre Celestino de Andrade Gadelha (EM Rosa Figueiredo de Lima - Cabedelo), Luciano Ferreira Moreira (EEEFM Imaculada Conceição - Cabedelo) e Lucila Karla Felix Lima de Brito (IFPB Campus Cabedelo). Compõem ainda o núcleo 30 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo.

Para o professor Thiago Ruffo, a adesão do curso ao Pibid é importante, pois promove ainda mais a aproximação do instituto com as escolas públicas de Cabedelo e mobiliza seus professores como co-formadores dos futuros docentes, os tornando assim, protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério. Além disso, contribui para a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas logo no início do curso, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, bem como de reflexão sobre o magistério, o que pode contribuir bastante para elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura.

O início das atividades do núcleo da RP/IFPB Biologia também contou com um primeiro encontro de toda a equipe, realizado na tarde deste mesmo dia. Participaram a Coordenadora de área, professora Christinne Costa Eloy, professores preceptores, residentes bolsistas e voluntários. A Residência Pedagógica conta com preceptores de três escolas: a professora Elizabeth Assis de Abreu Crispim, da EM Prof.ª Elizabeth Ferreira da Silva/Cabedelo; a professora Jandra Lucia de Souza Lima, da EEEFM Izaura Falcão de Carvalho/Lucena; e o professor Marcelo Loer Monjardim Bellini Barboza do IFPB/Campus Cabedelo. Compõem ainda o núcleo 30 discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Campus Cabedelo.

A professora Christinne Eloy ressalta que o Programa de Residência Pedagógica, pioneiro no país, traz um novo olhar sobre a inserção de futuros educadores em escolas da rede pública, configurando inclusive, como formato inovador de estágio supervisionado. As instituições participantes abriram suas portas para realizarmos essa troca de experiências, onde os residentes poderão aprender com a vivência e desafios do dia-a-dia escolar e contribuir com práticas e metodologias ativas para o enriquecimento do processo educativo, afirma a coordenadora.

Os programas têm duração de 18 meses e possuem como objetivo geral inserir o discente no ambiente escolar com o objetivo de vivenciar e experimentar situações concretas do cotidiano da escola a fim de gerar uma reflexão crítica sobre a articulação entre teoria e prática, que possa aprimorar sua formação docente e contribuir para ampliar as relações entre as instituições e elevar do padrão de qualidade da educação básica.