Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 08 > Campus Cabedelo comemora excelente resultado alcançado na 10ª ONHB

Campus Cabedelo comemora excelente resultado alcançado na 10ª ONHB

A comemoração do resultado contou com a entrega de certificados e medalhas aos participantes da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)
por publicado: 23/08/2018 12h08 última modificação: 27/08/2018 15h35

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Em sua 10ª edição, a ONHB consistiu em uma competição onde seis fases foram realizadas online, com questões e tarefas diversas; e uma fase final presencial, com uma prova dissertativa, realizada na Universidade Estadual de Campinas, no Estado de São Paulo.

A 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil atingiu recorde de inscritos e iniciou a primeira fase com 14.384 equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros.

Os estados da região nordeste concentraram o maior número de alunos e professores que participaram da etapa final. Na Paraíba tivemos dez equipes finalistas, onde sete eram de representantes do IFPB, sendo seis do Campus Campina Grande e uma do Campus Cabedelo.

O Campus Cabedelo participou da Olimpíada com a inscrição de dezoito discentes, divididos em seis equipes, onde duas estiveram sob orientação do docente Lício Romero, duas sob orientação da docente Maria Cláudia Cavalcante e duas sob orientação do docente Dimas Brasileiro Veras.

A equipe que representou o Campus Cabedelo na final da ONHB foi a Cárites, composta pelas discentes do 2° ano do curso técnico integrado em Multimídia, Laís Ribeiro, Mariana Abreu e Thayná Neves; sob orientação do docente Lício Romero, que foi classificada após a elaboração de um jornal com um discurso sobre a Reforma da Previdência.

A equipe Cárites se destacou ao longo de toda a Olimpíada e, devido ao grande empenho e dedicação das discentes e do docente orientador, obteve um excelente resultado, trazendo para o Campus Cabedelo a medalha de bronze.

Segundo Mariana Abreu, medalhista da 10º ONHB, sua participação lhe proporcionou a oportunidade de adquirir muitos conhecimentos, ampliar sua capacidade crítica e sua visão de mundo. Sobre a última etapa, Mariana diz que foi possível interagir com outras equipes, fazer novas amizades e o resultado final é motivo de muito orgulho.

A discente Laís Ribeiro, outra medalhista, considera que a participação nesta Olimpíada foi um grande desafio pois teve que dedicar tempo, esforço e força de vontade, porém, ao passar das fases eliminatórias, foi adquirindo muitos conhecimentos que melhoraram a sua visão de mundo. O resultado alcançado foi comemorado por Laís com muita alegria e emoção ao lembrar que superou momentos de estresse, ansiedade, medo e expectativa de passar para as próximas fases.

A aluna Thayná Neves, também medalhista, relatou que a experiência de participar dessa Olimpíada é muito gratificante e está muito orgulhosa de trazer a medalha para o IFPB. Para a discente, é incrível a dimensão do conhecimento histórico adquirido ao longo de todas as etapas e completa sua fala incentivando os outros discentes a participarem das próximas edições do evento.

Para Lício Romero, docente orientador da equipe medalhista, essa experiência é muito importante por apresentar aos estudantes uma forma diferenciada de relação com o conhecimento histórico, favorecendo o desenvolvimento do senso crítico. Lício acredita que essa relação com o conhecimento histórico é importante e fundamental e completa dizendo que os alunos saem muito mais preparados e capacitados para as avaliações e para a vida. O docente orientador ainda ressaltou a emoção da etapa final, porém, estava confiante por ter acompanhado todo esforço e dedicação da equipe Cárites.

O Campus Cabedelo parabeniza o esforço de todos os discentes e docentes que participaram da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e reforça a importância da participação de todos em eventos como este na busca de ampliar as fontes de aprendizagem.

Texto: Renato Arcúrio Milagre – Coordenador de Comunicação Social do IFPB – Campus Cabedelo