Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 02 > Campus Cabedelo apresenta e discute com o segmento discente o planejamento da Assistência Estudantil 2018

Destaque

Proposta foi apreciada pelos estudantes, que tiveram voz para sugerir adequações na mesma
por publicado: 08/02/2018 20h40 última modificação: 09/02/2018 12h49

O Auditório do Campus Cabedelo esteve lotado na manhã de ontem (07/02), durante apresentação e discussão do planejamento da assistência estudantil para o ano de 2018.

Os estudantes presentes demonstraram satisfação com as medidas propostas, bem como com o aumento dos valores disponibilizados para a assistência estudantil neste ano, em comparação com o exercício 2017.

Ocorre que, na prática, houve um aumento significativo do orçamento do campus referente à Ação 2994 – Assistência ao Estudante da Educação Profissional: em 2017, o Campus Cabedelo contou com R$ 579.797,00 na referida Ação Governo, chegando ao montante de R$ 760.141,00 para o exercício de 2018, na mesma ação. Na prática, isto representará um aumento de 25% no valor empregado pela assistência estudantil.

O Diretor Geral Lício Costa, ao lado dos diretores Mario Rachman, de Administração, e Turla Alquete, de Ensino, expressou sua satisfação em poder anunciar esse importante incremento no orçamento do campus, que permitiu tanto o reajuste no valor de diversos auxílios como um aumento na quantidade de bolsas de auxílio moradia, transporte eCOPAE 3.jpg alimentação. Ele também elogiou o bom trabalho de planejamento realizado pela COPAE e pelas assistentes sociais do Campus Cabedelo, Kelly Samara e Evelin Sarmento, na elaboração da proposta.

Segundo ele, o orçamento do campus para a assistência estudantil no campus cresceu acompanhando o crescimento do Campus Cabedelo no último período, em virtude da abertura dos novos cursos técnicos de Multimídia e Química, bem como da abertura de novas turmas em cursos já existentes.

A assistente social Kelly Samara conduziu a reunião, explicando a lógica de construção do orçamento dos Institutos Federais, levando em consideração o número de matrículas, o IDH do município, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (o IPCA), a categoria dos campi e tipos e pesos de seus cursos. Logo em seguida, Kelly apresentou dados sobre os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos pelo campus em 2017 para, logo em seguida, mostrar a proposta para o ano letivo de 2018.

Entre as principais mudanças, estão o aumento no valor do auxílio-moradia de R$ 250,00 para R$ 300,00; o Programa de Auxílio Transporte passou a considerar estudantes de Lucena como integrantes da categoria Demais Municípios, reajustando seu valor em R$ 20,00; e a ampliação do Programa de Alimentação, com o aumento de 123 para 200 auxílios em pecúnia, bem como o aumento de vagas para estudantes que receberão refeições preparadas.

Armários 2.jpgAlém disso, foram anunciados: edital específico da Assistência Estudantil para estudantes de cursos a distância (EaD), seleção para fornecimento de jalecos, auxílio-xerox, e a publicação do edital de armários para estudantes.

A estudante Thamires Borges ficou feliz com a reunião e com as propostas de aumento no número de auxílios e de seus valores, mesmo sabendo das dificuldades encontradas para atender um número máximo de estudantes. Segundo ela, “esse momento de explicação e demonstração da real situação das coisas com os estudantes é extremamente necessário e importante”. Ela também demonstrou satisfação com a participação discente: “também fiquei impressionada com a quantidade de estudantes; mesmo para assuntos referentes a auxílios ou coisas semelhantes, geralmente a gente tem observado um número menor de participantes”, comentou.

Os próximos editais da Assistência Estudantil a serem publicados pela Direção de Ensino do Campus Cabedelo deverão sair ainda em fevereiro: são os editais da assistência estudantil para alunos veteranos e de armários.