Propriedade Intelectual

por PRPIPG publicado 04/07/2016 10h48, última modificação 03/04/2020 10h59

O que é uma patente?



Conforme o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), se você inventou uma nova tecnologia, seja para produto ou processo, pode buscar o direito a uma patente. Assim, uma patente é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. Em contrapartida, é disponibilizado acesso ao público sobre o conhecimento dos pontos essenciais e as reivindicações que caracterizam a novidade no invento. 

A patente também vale para melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas. Ela pode ser uma Patente de Invenção (PI) ou Patente de Modelo de Utilidade (MU)

No site do INPI, você poderá visualizar o Manual para o Depositante e mais informações sobre patentes. Você também deve acessar a legislação sobre o tema. 


Tire suas dúvidas!


 

Teve uma ideia? Como depositar uma patente?

processo patente.PNG

 

Registro de software: como proceder?



Caso deseje obter maiores detalhes sobre o processo de registro de programa de computador junto ao INPI, acesse este link http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/programa-de-computador/guia-basico-de-programa-de-computador

Informamos que, em breve, o INPI irá agilizar os depósitos de pedidos de registro de programa de computador através de sistemas computacionais. Assim, o processo será menos burocrático. De forma semelhante, a DIT/PRPIPG também irá informatizar o processo que lhe cabe, gerando menos burocracia e agilizando todo o processo.