Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 05 > Semana Pedagógica do Campus Cabedelo dá início ao Ano Letivo 2017

Semana Pedagógica do Campus Cabedelo dá início ao Ano Letivo 2017

Evento ocorre no período de 15 a 18 de maio, com o tema “A prática pedagógica em constante transformação: como lidar?"
por publicado: 15/05/2017 19h46 última modificação: 15/05/2017 19h48

Na busca de ampliar os horizontes do ofício docente, articulando iniciativas e trazendo temáticas pertinentes ao dia a dia do professor, teve início, hoje (15/05), a Semana Pedagógica do IFPB - Campus Cabedelo.

Tendo como temática “A prática pedagógica em constante transformação: como lidar?”, a Semana Pedagógica é uma iniciativa da Direção de Desenvolvimento do Ensino do Campus Cabedelo e da Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante (COPAE-CB). Seu objetivo é discutir com os servidores, professores e técnicos-administrativos, estratégias que contribuam para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Em seu primeiro momento, na abertura do evento, esteve presente à mesa a Pró-Reitora de Ensino do IFPB, professoraSemana Pedagógica 01.jpg Mary Roberta Marinho, que abordou a importância do planejamento pedagógico bem como a necessidade de um olhar diferenciado do docente frente a suas atividades, com foco na aprendizagem. A Pró-Reitora ainda destacou os avanços do Campus Cabedelo na área de ensino, com a introdução de projetos integradores como carga horária complementar e com a abertura de dois novos cursos técnicos em 2017.1, Química e Multimídia. Participaram ainda da mesa o Diretor Geral, Lício Romero; a Diretora de Ensino, Turla Alquete; e a pedagoga Lívia Cortez.

Semana Pedagógica 08.jpgEm seguida, pela manhã, ocorreram duas palestras referentes à saúde do servidor: a primeira, com a fonoaudióloga Bruna Luckwü, que tratou deste importante instrumento de trabalho docente – a voz, dentro da temática “Saúde vocal”, demonstrando inclusive exercícios para preparação e relaxamento das cordas vocais. Logo após, foi a vez da nutricionista Rosalva Guedes, do Campus João Pessoa, que discutiu a promoção da saúde através de uma alimentação adequada e saudável.

Para a Pedagoga do Campus Cabedelo, Lívia Cortez, a Semana Pedagógica é um espaço importante de fortalecimento da ação através do planejamento: “sem dúvida, este é um momento rico de aprendizado e troca de experiências, que só tem a somar à nossa atuação profissional”, afirmou.

A programação do evento continuará abordando diversos assuntos pertinentes à prática pedagógica, incluindo palestras sobre metodologias ativas para o ensino profissional, técnico e tecnológico; inclusão de estudantes com deficiência; a proposta de “Gabinete Itinerante”, construída pela Direção Geral do campus; e discussões sobre as mudanças no Ensino Médio.

Confira aqui a programação completa.