Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 03 > Auxílio Refeição em implantação no Campus Cabedelo

Auxílio Refeição em implantação no Campus Cabedelo

Campus adotou nova modalidade através da entrega de refeições preparadas aos estudantes desde o final de janeiro
por publicado: 20/03/2017 09h00 última modificação: 20/03/2017 16h31

Preocupada com a permanência do educando na instituição e com a promoção do pleno desenvolvimento acadêmico, através do atendimento das necessidades básicas de alimentação de seus estudantes, a Gestão do Campus Cabedelo adotou nova modalidade dentro de seu Programa de Assistência Estudantil.

Além do tradicional Programa de Alimentação, que garante auxílio financeiro a estudantes, em pecúnia, o campus vem trabalhando, desde janeiro de 2017, com a entrega de refeições preparadas, na hora do almoço, para estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que tenham atividades de ensino ou desenvolvam outras atividades no contra-turno. Atualmente, 162 alunos são contemplados com o Auxílio Alimentação, sendo que 97 desses alunos também são contemplados com a refeição na hora do almoço.

A criação do Programa de Auxílio Refeição tem relação com a reformulação das matrizes curriculares dos cursos técnicos integrados do Campus Cabedelo, empreendida a partir de 2016.1. Tal reformulação, além de buscar avançar no processo de curricularização da extensão e da pesquisa, também objetivou fortalecer o currículo integrado através da interdisciplinaridade e da pedagogia de projetos. Além disso, buscou-se reduzir o tempo de conclusão dos cursos, que passaram de 04 (quatro) para 03 (três) anos – aumentando, portanto, a carga horária de atividades acadêmicas no turno vespertino.

Refeitório 2Mesmo sem estrutura definitiva de Restaurante Estudantil, foi montado um espaço de refeitório com capacidade para 50
pessoas realizarem suas refeições simultaneamente, passo inicial para a contratação de serviço de fornecimento de refeições preparadas.

Para o Diretor Geral do Campus Cabedelo, prof. Lício Romero, a adoção da nova política é um passo importante para a garantia de boas condições de permanência estudantil na instituição e eficácia da Política de Alimentação: “quando oferecemos o almoço, ao invés do auxílio financeiro em conta, garantimos que nossos estudantes tenham acesso a uma refeição nutritiva e de qualidade, sempre no intuito de que o objetivo principal da política seja alcançado”.

A questão da alimentação escolar e o fornecimento de refeições para estudantes também foi uma das demandas do segmento discente durante a 2ª Jornada da Reitoria Itinerante, no Campus Cabedelo, realizada em março de 2016. O Programa de Auxílio Refeição está em fase de implantação, e o campus trabalha na normatização da nova política.