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PROEJA

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 11/03/2016 11h31, última modificação 22/08/2016 18h44
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

PROEJA


O PROEJA, ou Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, dentre outros.

O Programa nasce no ano de 2005, quando o Governo Federal instituiu o primeiro Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005, em seguida substituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que introduz novas diretrizes que ampliam a abrangência do primeiro, com a inclusão da oferta de cursos PROEJA para o público do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Desafios do PROEJA



O grande desafio do PROEJA como política educacional, que relaciona educação profissional, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), é a construção de uma identidade própria para novos espaços educativos, inclusive de uma escola de jovens e adultos para jovens e adultos. Em função das especificidades dos sujeitos da EJA (jovens, adultos, terceira idade, trabalhadores, população do campo, mulheres, negros, pessoas com deficiência, dentre outros), a superação das estruturas rígidas de tempo e espaço presentes na escola é um aspecto fundamental.

Isto remete ao reconhecimento dos espaços de produção de saberes na sociedade, tanto aqueles que possibilitam a vivência com bens culturais produzidos historicamente – disponíveis em museus, teatros, bibliotecas, cinemas, exposições de arte, entre outros; como àquelas formas e manifestações culturais não-hegemônicas produzidas por grupos de menor prestígio social e, quase sempre, negadas e invisibilizadas na sociedade e na escola.

Nesse sentido, os saberes produzidos no cotidiano dos jovens e adultos participantes da EJA através de suas experiências pessoais e histórias de vida são reconhecidos, legitimados e evidenciados por meio de biografias e trajetórias de vida dos sujeitos. Dessa forma, o currículo dos cursos no âmbito do PROEJA devem assumir a perspectiva da  assumir a formação integral dos sujeitos como forma de compreender e se compreender no mundo.


O PROEJA no Campus Cabedelo


 

O Campus Cabedelo tem se preocupado com a oferta de cursos na modalidade de Educação  de Jovens e Adultos (EJA), por entender a importância da oferta de condições educacionais e de oportunidade de estudos para aquelas pessoas que não tiveram acesso ao ensino fundamental ou médio na idade regular, considerando as condições de vida e de trabalho específicas dos estudantes. 

Jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Médio em idade regular podem ingressar cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com uma carga horária média de 2400 horas, sendo 1200 horas de carga horária em disciplinas de formação geral e 1200 horas de carga horária em disciplinas de formação profissional. Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, o Campus Cabedelo oferta os seguintes cursos técnicos:

Curso Técnico em Recursos Pesqueiros Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA

Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA

Já aqueles jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em idade regular podem ingressar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) integrados ao ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com uma carga horária média de 1400 horas, sendo 1200 horas de carga horária em disciplinas de formação geral e 200 horas de carga horária em disciplinas de Formação Inicial e ContinuadaNa modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, o Campus Cabedelo oferta os seguintes cursos FIC:

Curso de Formação Inicial e Continuada em Beneficiamento de Pescado Integrado ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA FIC

Curso de Formação Inicial e Continuada em Informática para Serviços Administrativos Integrado ao Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA FIC

 

Coordenação do PROEJA no Campus Cabedelo


 

A Coordenação do PROEJA no Campus Cabedelo (PROEJA-CB) é o setor encarregado da consolidação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no âmbito do Campus Cabedelo do IFPB, bem como do acompanhamento dos cursos PROEJA ofertados no campus, em constante diálogo com seus estudantes, com o corpo docente e com a equipe pedagógica.

Coordenadora: Marinalva das Neves Loureiro

E-mail: marinalva.loureiro@ifpb.edu.br

Fone: +55 (83) 3248-5400 ramal 5413

 

Perguntas Frequentes


 

1. O que significa a sigla PROEJA?
A sigla significa Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

2. Qual a principal base legal do PROEJA?
Sua principal base legal é o Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006.

3. Qual o objetivo principal do PROEJA?
É realizar oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos de forma integrada ou concomitante à Educação Profissional.

4. Qual o público do PROEJA?
Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de cursar o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio na idade regular e que busquem também uma profissionalização.

5. Quais são as possibilidades de oferta de cursos no PROEJA?
Ensino Fundamental (EJA) com qualificação profissional;
Ensino Médio (EJA) com qualificação profissional;
Ensino Médio (EJA) com Educação Profissional Técnica. 

6. Eu já conclui o Ensino Médio, posso cursar o PROEJA?
Não. A proposta do PROEJA é que o estudante da Educação de Jovens e Adultos faça a Educação Básica (Ensino Fundamental ou Ensino Médio) de forma associada à Educação Profissional (qualificação ou técnico). Os estudantes que já terminaram o Ensino Médio devem procurar uma qualificação ou curso técnico subsequente, cursos realizados após conclusão do Ensino Médio. 

7. Os cursos PROEJA ofertados pelo IFPB são gratuitos?
Sim, todos os cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba são gratuitos. 

8. Como é feita a seleção para os cursos PROEJA?
O Processo Seletivo para os cursos PROEJA é elaborado por cada instituição de ensino, com edital próprio publicado por cada campus, não havendo um período previamente determinado. O processo de seleção, envolvendo entrevista, considera as especificidades do público da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

9. Quais as cargas horárias desses cursos no PROEJA?
Ensino Fundamental (EJA) com qualificação profissional – 1400h (PROEJA FIC);
Ensino Médio (EJA) com qualificação profissional – 1400h (PROEJA FIC);
Ensino Médio (EJA) com Educação Profissional Técnica – 2400h (PROEJA Técnico). 

10. Qual a diferença entre o PROEJA FIC e o PROEJA Técnico?
O PROEJA Formação Inicial e Continuada (FIC) é realizado com os estudantes da EJA que estão cursando o Ensino Fundamental ou Médio. A carga horária dos cursos PROEJA FIC é de 1400, sendo 1200 da EJA e 200h da Formação Inicial e Continuada;
O PROEJA Técnico é realizado com os estudantes da EJA que estão cursando apenas o Ensino Médio. A carga horária dos cursos PROEJA Técnico é de 2400h, sendo 1200h da EJA e 1200h da parte técnica, totalizando 2400h. O PROEJA Técnico deve seguir as regulamentações específicas de oferta de cursos técnicos.

11. O que é a Assistência Estudantil do PROEJA?
É um benefício que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia usam para viabilizar a permanência do estudante do PROEJA no curso. O valor desse recurso é regulamentado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, e no caso do Campus Cabedelo do IFPB, esse recurso é equivalente R$ 100,00 mensais. Outra forma de Assistência Estudantil é a garantia de transporte e alimentação para os estudantes, entre outros benefícios garantidos através da Política de Assistência Estudantil do IFPB, mediante seleção específica.  

12. Como o interessado deve proceder para realizar cursos PROEJA no IFPB?
O interessado deve verificar junto ao IFPB quais campi ofertam cursos PROEJA, tais como o Campus Cabedelo, e contactar a respectiva Coordenação do PROEJA ou Direção de Desenvolvimento do Ensino do campus pretendido para maiores informações, especialmente àquelas informações sobre a abertura de novos processos seletivos para cursos PROEJA.

13. Como obter outras informações sobre o PROEJA no Campus Cabedelo do IFPB?
O interessado deve entrar em contato com a Coordenação do PROEJA (PROEJA-CB), através do telefone 3248-5413, ou com a Direção de Desenvolvimento do Ensino do (DDE-CB), através do telefone 3248-5402, para maiores informações sobre os cursos PROEJA do Campus Cabedelo e sobre suas ofertas durante o ano.