Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 09 > PSCT 2017: o que muda no processo seletivo para os cursos técnicos do IFPB?

PSCT 2017: o que muda no processo seletivo para os cursos técnicos do IFPB?

Confira os detalhes do novo processo e as vagas para cursos do campus João Pessoa
por publicado: 16/09/2016 14h19 última modificação: 04/10/2016 16h03

Ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os seus níveis e modalidades por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir na formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática. Essa é a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, referência no ensino profissional no estado.

Com o intuito de tornar o ingresso dos alunos mais inclusivo e isonômico, o IFPB lançou edital para ingresso nos cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente ao Ensino Médio, a partir da análise de histórico escolar e sem cobrança de taxas. As vagas também foram ampliadas, são ofertadas 3.389 oportunidades para cursos de 17 campi. Acesse aqui os editais para cursos Integrados e neste link para cursos Subsequentes.

Só no campus da capital, há vagas para os cursos técnicos subsequentes em Edificações (Noturno), Eletrônica (Noturno), Eletrotécnica (Noturno), Equipamentos Biomédicos (Noturno), Mecânica (Noturno), Secretariado (Noturno) e Instrumento Musical (Vespertino). Na modalidade Integrado, há oportunidades para os cursos técnicos em Contabilidade (Matutino), Controle Ambiental (Vespertino), Edificações (Vespertino), Eletrônica (Matutino), Eletrotécnica (Matutino e Vespertino), Mecânica (Vespertino) e Instrumento Musical (Matutino).

Como será a avaliação?

Os conhecimentos que eram avaliados através das provas agora serão medidos através de análise de histórico escolar. Para os alunos que concorrem ao ensino médio integrado, a análise de histórico levará em consideração as disciplinas de língua portuguesa, matemática, geografia e história cursadas no 6°, 7° e 8° ano do ensino fundamental ou equivalente.  Para quem irá concorrer aos cursos do ensino subsequente, a análise de histórico escolar levará em consideração as disciplinas de língua portuguesa e matemática do 1° e 2° ano do ensino médio ou equivalente, podendo tais candidatos também optarem em concorrer por meio das notas de português e matemática alcançadas na prova do ENEM.

Como se inscrever?

As inscrições para o processo seletivo acontecerão no período de 03 de outubro a 04 de novembro e ocorrerão por meio de formulário eletrônico disponível no Portal do Estudante. As etapas são simples, consistem em:

• criar um login e senha por meio de um cadastro inicial;
  • responder algumas perguntas de um questionário socioeconômico;
  • escolher um único curso para o qual pretenderá concorrer;
  • inserir informações sobre as notas que constam no histórico escolar ou documento equivalente;
  • anexar uma cópia de documento que comprove as informações sobre as notas.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá fazer alterações como trocar o curso pelo qual optou, utilizando login e senha criados no momento do cadastro.

Essa forma de seleção já é utilizada também em outros Institutos Federais e tem como base a análise do conhecimento adquirido ao longo do Ensino Fundamental, para candidatos aos cursos Integrados, e Ensino Médio, para quem quer cursar o Subsequentes. Além disso, o novo processo avaliativo que dá acesso aos cursos técnicos instituição tem um forte apelo social e econômico, tornando mais simples e menos onerosa a seleção.

Comunicação Social do campus João Pessoa