Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 09 > “O IFPB é uma família”

“O IFPB é uma família”

Alunos dos cursos técnicos do campus João Pessoa relatam a experiência de estudar no IFPB.
por publicado: 23/09/2016 13h56 última modificação: 01/09/2017 08h24

O IFPB/campus João Pessoa fortaleceu sua estrutura tecnológica e de servidores ao longo dos anos e hoje é referência em educação gratuita e de qualidade no estado. Exemplos disso são as experiências exitosas de alunos egressos e em processo de formação, que relatam o desenvolvimento profissional e humano que a instituição proporciona.

Eloísa Caratéu sempre foi estudante de escola pública e ingressou no IFPB buscando a realização do sonho de cursar Eletrotécnica, área pela qual ela tinha grande admiração enquanto aluna do ensino fundamental.

Na reta final do curso integrado, a aluna conta que encontrou no IFPB a oportunidade de aprender outros idiomas e desenvolver projetos na área de robótica e energias renováveis, trabalhos que já lhe renderam premiações em competições nacionais e internacionais. “Com todo conhecimento adquirido, hoje dou aula de robótica em uma ONG, para crianças carentes. O IFPB é uma família. Estudar aqui foi e está sendo uma experiência inesquecível”, comentou Eloísa.

Abimael Rocha de Albuquerque, aluno do quarto ano do curso técnico em Eletrônica, acredita que o diferencial do IFPB está na multidisciplinaridade que proporciona ao estudante, por meio das experiências adquiridas no desenvolvimento de projetos com alunos e professores de outras áreas.  Ao aluno que pretende ingressar na Instituição ele recomenda que aproveite todas as oportunidades que o IFPB oferece e use o tempo livre para se envolver em pesquisa. “O modelo do IF é único, tem uma capacidade enorme em compartilhar conhecimento e experiência. O aluno que desenvolve projetos de pesquisa, não importa a área, sempre se destaca”.

Já Micheline Braz, que é aluna do primeiro período do curso técnico integrado em Eventos na modalidade Proeja, disse que sua experiência no campus João Pessoa tem sido de grande importância para sua formação acadêmica e pessoal. Além disso, ela explica o motivo pelo qual escolheu a Instituição como porta de entrada para sua vida profissional. “Escolhi o IFPB pela sua estrutura física, pelos bons profissionais que integram o corpo docente e pelo reconhecimento que o IFPB tem, em todos os estados do Brasil”, frisou a aluna.

Outro exemplo de uma experiência exitosa no Instituto é o da aluna Maria Vitória, que se formou recentemente no curso técnico subsequente em Secretariado. Para Vitória, o IFPB é uma Instituição que se preocupa com o aprendizado dos alunos, além de ser organizada e possuir ótimos professores. “O Instituto é excelente, prova disso é a oportunidade, ofertada por ele para que nós alunos possamos estagiar na própria instituição, e essa é sem dúvida uma etapa fundamental para uma formação completa e um bom desempenho da carreira”.

Quem quiser ser aluno dos cursos técnicos do IFPB deve preparar documentação, pois as inscrições para o Processo Seletivo acontecem no período de 03 de outubro a 04 de novembro e a avaliação será realizada por meio de análise de histórico escolar. Acesse aqui os editais.

São ofertadas 3.389 oportunidades para cursos de 17 campi. Só no campus da capital, há vagas para os cursos técnicos subsequentes em Edificações (Noturno), Eletrônica (Noturno), Eletrotécnica (Noturno), Equipamentos Biomédicos (Noturno), Mecânica (Noturno), Secretariado (Noturno) e Instrumento Musical (Vespertino). Na modalidade Integrado, há oportunidades para os cursos técnicos em Contabilidade (Matutino), Controle Ambiental (Vespertino), Edificações (Vespertino), Eletrônica (Matutino), Eletrotécnica (Matutino e Vespertino), Mecânica (Vespertino) e Instrumento Musical (Matutino).

Comunicação Social do Campus João Pessoa