Programa de Monitoramento de Águas

por 1897683 publicado 25/03/2020 13h57, última modificação 25/03/2020 13h57

MONITORAMENTO DE ÁGUAS 02.png

O Programa Monitoramento de Águas (PMA) vem sendo desenvolvido desde 1998 pela área de Meio Ambiente, que está inserida na Unidade Acadêmica de Design, Infraestrutura e Ambiente (UA1) do IFPB-Campus João Pessoa. Surgiu sob a coordenação dos professores Tânia Maria de Andrade e José Augusto Costa da Fonseca. Desde então, tem como principais objetivos:

• Oferecer à população paraibana o serviço de análise de água para monitoramento de qualidade, com emissão de laudos técnicos de acordo com a legislação vigente.
  • Propiciar a vivência de estudantes de cursos como Gestão Ambiental, Controle Ambiental, Química, Geoprocessamento, Administração, entre outros, com as práticas de análises físico-químicas e microbiológicas de águas, bem como nas rotinas de gestão do programa.
  • Apoiar o desenvolvimento de projetos técnico-científicos direcionados à temática da qualidade de água, seja em nível do IFPB ou viabilizando parcerias com outras instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Seguindo propósito de manter a qualidade do serviço prestado e a relevância social e institucional do programa, o PMA possui uma equipe de coordenadores, composta pelos servidores: Glauciene Paula de Souza Marcone, Felipe Peixoto Mangueira Batista, Antônio Cícero de Souza e Maria Deise das Dores Costa Duarte. Também fazem parte da equipe a consultora técnica e a fundadora do PMA, Tânia Maria de Andrade, e os bolsistas estagiários (área técnica e secretaria) dos cursos de Gestão Ambiental (superior), Controle Ambiental (técnico integrado) e Secretariado (técnico subsequente).

O PMA atua em parceria com a Fundação de Apoio ao IFPB-Funetec, que realiza a gestão financeira dos recursos provenientes de pagamentos da prestação do serviço realizada a clientes externos. Esses recursos subsidiam a aquisição de materiais, pagamentos de bolsas, impostos, dentre outras despesas.

As solicitações de análise geralmente são feitas por condomínios, academias, restaurantes, hospitais, construtoras e perfuradoras de poços, fazendas e cooperativas, dentre outros, inclusive pessoas físicas para quaisquer fins particulares.

Para saber se a água está própria para consumo humano ou para um determinado fim é necessário analisá-la sob os aspectos físicos, químicos e biológicos. No momento, o PMA realiza as seguintes análises:

• Físico-química (potabilidade): Aspectos físicos, pH, turbidez, acidez, alcalinidade, dureza, cloretos, cloro livre, etc.
  • Bacteriológica (potabilidade): coliformes totais e termotolerantes (Escherichia coli).

Para isso, o programa utiliza equipamentos do Laboratório de Microbiologia, como: estufas (secagem e esterilização), incubadora shaker, capela de fluxo laminar, contador de placas, microscópio, autoclaves e banho maria. Além do próprio laboratório do programa, que possui: pHmetro, condutivímetro salinômetro, turbidímetro, colorímetro, fotocolorímetro e espectrofotômetro.

O recebimento de amostras depende de prévio agendamento, que pode ser realizado presencialmente, pelos telefones 3612-1360 e 3612-1363, ou por e-mail: lab.aguas@ifpb.edu.br.

Saiba mais sobre o Programa Monitoramento de Águas por meio do Instagram oficial do projeto.