Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 31/10/2022 12h39

O Campus João Pessoa é o mais antigo do Instituto Federal da Paraíba. Atualmente, oferta 17 Cursos Superiores, 09 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, 07 Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), duas Especializações, dois Mestrados Profissionais e um Mestrado Acadêmico.

O campus oferece à comunidade acadêmica uma ampla estrutura composta por biblioteca, auditórios, parque poliesportivo com piscina, ginásios, campo de futebol e sala de musculação, gabinete médico-odontológico, salas de aulas e laboratórios equipados.

O prédio foi construído nos anos 60 para sediar a Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB). Nos anos noventa, transformou-se em unidade sede do CEFET-PB e em 2008  IFPB.

Hoje, é considerado referência em educação profissional na capital paraibana, oferecendo cursos de formação inicial e continuada e de extensão, além dos cursos regulares de ensino médio e técnico e cursos superiores.

Missão 

Promover a educação profissional, tecnológica e humanística, em todos os níveis e modalidades, por meio de ensino, pesquisa, extensão e inovação, de forma inclusiva, ética e sustentável.

Visão 

 Ser referência em educação, ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional.

Valores

  • Compromisso: agimos em busca do bem estar social, com responsabilidade e respeito nas relações institucionais.
  • Ética: adotamos um padrão de conduta pautado no compromisso moral com o usuário, os colegas de trabalho, a instituição e a sociedade.
  • Gestão participativa: promovemos a participação efetiva da comunidade nas decisões institucionais.
  • Inclusão social: buscamos a inclusão, socialização e promoção do acesso à comunidade acadêmica nas ações de ensino, pesquisa e extensão e em todos os espaços da instituição.
  • Inovação: promovemos iniciativas institucionais diferenciadas para aprimorar os processos de ensino, pesquisa e extensão.
  • Sustentabilidade: nosso compromisso é com a utilização racional de recursos naturais, preservação ambiental e respeito à diversidade.
  • Transparência: buscamos a celeridade no atendimento e na divulgação de ações acadêmicas e administrativas para a comunidade. 

 

Sobre o Diretor


RicardinhoRicardo José Ferreira

Tel.: 3612 1102
E-mail: dg.jpa@ifpb.edu.br

Graduado em Estatística e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Biometria e Estatística Aplicada na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente, leciona as disciplinas de Estatística Básica no curso de Administração (Diurno) e Probabilidade e Estatística no curso de Engenharia Elétrica (Integral). Além disso, está atualmente como chefe do Departamento de Ensino Superior (DES-JP) do Campus João Pessoa. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com aplicações na área de Engenharia de Confiabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Balanced Scorecard, redes Bayesianas, políticas de manutenção de custo mínimo, confiabilidade, Riscos Competitivos e Processos Estocásticos. Atualmente está expandido os conhecimentos de Riscos Competitivos para atuar nas diversas áreas que se atua a Estatística Aplicada.