Você está aqui: Página Inicial > Ead > eead > IV EEAD

Apresentação

Evento totalmente online

 

A disseminação da Covid-19 invadiu nossa sociedade em todos os aspectos. A vida social – urbana ou rural – foi atingida por impactos cujos efeitos ainda não foram totalmente dimensionados. Na esfera educacional, em particular, as práticas pedagógicas sofreram um revés impensado, e todas as instituições tiveram que lançar mão de recursos diversos de sua realidade para poderem se adaptar a esse novo mundo. Chegou a hora de se lançar mão de todos os recursos disponíveis, ou de se criarem novos recursos para se administrar uma nova forma de estudo e de trabalho pedagógico. Sendo, anteriormente, um objeto de escolha para quem se aventurava no mundo virtual, o ensino a distância tornou-se, de imediato, a opção mais apropriada no enfrentamento de tal adversidade; os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) passaram a ser vistos e utilizados como os recursos mais efetivos para se continuar a escolarização, a instrução o aperfeiçoamento acadêmico. Afeita a esse universo virtual e digital, a comunidade do IFPB se emparelhou a diversos segmentos sociais e fez a sua parte: instrumentalizou a comunidade para se adequar ao ensino remoto.

No sentido do enfrentamento desses desafios, o Instituto Federal da Paraíba promove a quarta edição do Encontro de Educação a Distância – IV EEAD. Nessa nova edição, serão disponibilizados momentos para colocar na berlinda as discussões das várias experiências do novo estudar, ensinar, educar, trabalhar, compartilhando-as e pensando, especialmente, sobre a necessidade de adaptação ao que, agora, parece já não ser tão novo.

Durante o IV EEAD, as discussões sobre a presença da EAD e sobre as mudanças comportamentais em todas as esferas sociais ganham em amplitude. Se, por si só, o EEAD já se consolida por sua matéria constitutiva – a aprendizagem dialógica a distância –, o que dizer de sua energia transformadora neste momento singular, atípico?

O IV EEAD é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino realizada por meio da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, que hoje oferta cursos técnicos, superiores, de pós-graduação e projetos de extensão na modalidade a distância, promovendo a universalização escolar e o ingresso no mundo do trabalho, a fim de oportunizar apropriação de direitos cidadãos a partir da formação acadêmica e profissional dignas.

Sob tal perspectiva, convidamos a comunidade acadêmica – e todos os interessados nas discussões acerca da experiências vividas, e a serem experimentadas no mundo virtual – a fomentar o debate sobre os papéis da educação a distância e de seus agentes em contextos emergentes de inovação e de superação de seus próprios limites.


A programação do evento será divulgada em breve.