Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Ensino > Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

por 70124084486 publicado 10/06/2022 09h50, última modificação 10/06/2022 09h50

NAPNE

por 70124084486 publicado 06/07/2022 16h50, última modificação 06/07/2022 16h50

O NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) surge na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para viabilizar a inserção e o atendimento dos/as estudantes com necessidades educacionais específicas nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico das Instituições Federais de Educação (IFEs), em parceria com os sistemas estaduais e municipais, bem como o segmento comunitário. Ele também corresponde ao núcleo de acessibilidade previsto no Decreto 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado, entre outras providências.

NAPNE no Campus Catolé do Rocha


 

O NAPNE é regulamentado pela Resolução IFPB nº 139 de 02 de outubro de 2015, sendo um órgão consultivo e executivo, de composição multidisciplinar, que responde pelas ações de acompanhamento às pessoas com necessidades educacionais específicas. O Núcleo buscar ofertar ferramentas que possibilitem viabilizar o exercício da cidadania e da inclusão social nos grandes cenários da vida dos/as estudantes com deficiência e/ou com necessidades específicas.

 

O NAPNE cumpre o papel de mediação entre os setores internos, os/as docentes e as instituições parceiras, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com deficiência e/ou com necessidades específicas, contribuindo para a implantação de políticas de acesso, permanência e conclusão de curso com êxito. Atualmente é composto pela coordenação e pela profissional de psicopedagogia.


Psicopedagogia


 

No campo da Instituição escolar, a psicopedagogia age com base na produção de um diagnóstico institucional. Dessa forma, trata da avaliação, compreensão e atuação da aprendizagem, numa prática complexa que se caracteriza por diferentes delineamentos de interação humana, individuais e grupais, e por configurações de organização e funções sociais específicas. Tem como principal objetivo entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocionais, estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como essa aprendizagem varia gradativamente e está condicionada por vários fatores.

 

A psicopedagogia atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir a frequência dos problemas de aprendizagem. Seu trabalho incide nas questões didático-metodológicas, bem como na formação e orientação dos professores, além de fazer aconselhamento aos pais. Na segunda atuação, o objetivo é diminuir e tratar dos problemas de aprendizagem já instalados.

 

Coordenação do NAPNE no Campus Catolé do Rocha


 Marta Simone Vital Barreto

napne.cr@ifpb.edu.br

simone.barreto@ifpb.edu.br

 

Psicopedagoga do Campus Catolé do Rocha


 Elionária Lima de Figueredo Graciano

CBO 2394-25

E-mail: elionaria.lima@ifpb.edu.br