Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 10/03/2023 14h12

Campus Catolé do Rocha.jpg

Com a missão de ofertar educação profissional, tecnológica e humanística, por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, o Campus Catolé do Rocha iniciou suas atividades no Município em 2012. Àquela época, a instituição caracterizava-se como Centro de Inclusão Digital – CID, criado a partir de um convênio entre a Prefeitura Municipal e o IFPB, e ofertava cursos de extensão.

Durante os primeiros anos, o Centro funcionou ligado ao Campus Sousa, ofertando cursos de informática. Posteriormente, em 2014, o Centro passou a integrar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), ofertando diversos cursos à população. Nesta época, ofertou cursos da mesma área na cidade de Belém do Brejo do Cruz.

Em 21 de janeiro de 2015, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 27/2015, que autorizou o funcionamento do então Centro de Inclusão Digital como Campus do IFPB. Esse ato tornou o Campus Catolé do Rocha apto a ofertar turmas regulares de ensino técnico e tecnológico. As primeiras turmas de alunos regulares ingressaram no campus no ano de 2016, no curso técnico integrado ao médio em Edificações. O curso tinha duração de quatro anos e ofertou 80 vagas, distribuídas nos turnos matutino e vespertino, para alunos que haviam concluído o ensino fundamental. Foram contemplados alunos de cerca de vinte cidades, entre Catolé do Rocha e região, tanto do Estado da Paraíba, quanto do Estado do Rio Grande do Norte. A turma pioneira concluiu sua trajetória no ensino médio integrado ao técnico em 2019, certificando 48 técnicos em edificações.

Embora o marco oficial do campus date do ano de 2015, apenas em 01 de outubro de 2018 foi inaugurada a sede definitiva do Instituto Federal da Paraíba em Catolé do Rocha, marcando um novo tempo na atuação do IFPB no Sertão Paraibano e adjacências, oferecendo um local mais adequado e confortável à comunidade escolar. Em janeiro do ano seguinte, o campus passou a funcionar integralmente na nova sede.

Em 2020 mais um curso foi criado: Técnico Integrado em Informática, ofertando 60 vagas distribuídas nos turnos matutino e vespertino. Além dos cursos técnicos integrados ao médio, cursos na modalidade de Educação a Distância também foram ofertados no campus, a saber: Técnico em Informática (2018), Técnico em Segurança no Trabalho (2017) e Técnico em Secretaria Escolar (2017).

Missão

Ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir na formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática.

Visão

Ser uma instituição pública promotora de Ensino com Excelência, referência em Ciência e Tecnologia para a qualidade de vida na região de Catolé do Rocha até 2026.

 

 DIRETOR GERAL:


FRANCISCO JOÃO DE DEUS DE CARVALHO

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), Bacharel em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014), Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli (2015) e Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2017), onde defendeu a dissertação intitulada “Memórias da Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Semiárido Potiguar”. Possui experiência na Administração Pública em instituições e órgãos públicos de educação municipais e federais.
E-mail: francisco.carvalho@ifpb.edu.br


DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO:


 ALEXSANDRO TRINDADES SALES DA SILVA

Mestre em Ciência da Computação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação - UERN/UFERSA), possui MBA em Sistemas de Informação pela ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil (2013), possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi (2011). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

E-mail: alexsandro.trindade@ifpb.edu.br

 

DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO


RANIERY ANTUNES QUEIROGA

Ingressou no serviço Público Federal no dia 03 de janeiro de 1995, na antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa, hoje IFPB Campus Sousa; teve destaque no Sindicato dos Servidores da Instituição o SINTEF-PB; possui formação acadêmica em Licenciatura em Ciências Agrárias pela UFPB, Pós graduação em Educação a Distância pela Universidade do Paraná - UNOPAR, concluiu o curso de Gestores por Competência no IFPB Campus João Pessoa, também fez Mestrado em Sistemas Agroindustriais pela UFCG Campus Pombal.  

E-mail: raniery.queiroga@ifpb.edu.br


ORGANOGRAMA DO CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA