CLAI

por 70124084486 publicado 06/07/2022 16h50, última modificação 11/04/2025 11h09

CLAI

A CLAI (Coordenação Local de Acessibilidade e Inclusão) busca o atendimento, a inserção, a permanência e o êxito dos estudantes com necessidades específicas nos cursos ofertados nos diversos Campi do IFPB. A mesma é regulamentada pela Resolução IFPB nº 06/2024 - CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB, que constitui a CLAI como um órgão de natureza consultiva, propositiva e executiva, de composição multidisciplinar, que responde pelas ações de acompanhamento às pessoas com necessidades específicas.

A finalidade da CLAI é promover a cultura da educação para a convivência, o respeito à diversidade e, principalmente, buscar a quebra de barreiras educacionais, atitudinais, comunicacionais e arquitetônicas na Instituição de forma a promover a inclusão de todos na educação. É responsável ainda por promover, em parceria com outros setores, o acesso, a permanência e o êxito educacional do discente com necessidades específicas no IFPB.

A CLAI no IFPB – Campus Catolé do Rocha é composta por 01 Coordenadora (Assistente Social), 01 Psicopedagoga e 03 profissionais Audiodescritores/Ledores.

 

Psicopedagogia/Psicopedagoga


 

No campo escolar, a psicopedagogia trata da avaliação, compreensão e atuação da aprendizagem, numa prática complexa que se caracteriza por diferentes delineamentos de interação humana, individuais e grupais, e por configurações de organização e funções sociais específicas. Tem como principal objetivo entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento.

Trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocionais. Além disso, estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como essa aprendizagem varia gradativamente e está condicionada por vários fatores.

A psicopedagogia atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir a frequência dos problemas de aprendizagem, incidindo nas questões didático-metodológicas, bem como na formação e orientação dos professores, além de fazer aconselhamento aos pais.

 

 Audiodescrição/Áudiodescritores/Ledores


 

O exercício da profissão de Áudiodescritor/Ledor está em processo de regulamentação no Brasil através do Projeto de Lei nº 3.513 de 2019. De acordo com essa legislação, é considerado Ledor o profissional que atua na transposição de mensagens e contextos expostos em meio impresso para uma modalidade de comunicação oral para pessoas com impedimento parcial ou total na realização da leitura, ou na decodificação de textos, em decorrência de deficiências, transtornos ou síndromes.

A atividade profissional Áudiodescritor/Ledor acontece em ambiente escolar ou avaliativo e tem por objetivo romper com a barreira de acesso à informação nas atividades de ensino, aprendizagem e/ou avaliação. Este profissional atua diretamente no estímulo à leitura, interpretação, compreensão e na comunicação (entre o estudante-professor, estudante-estudante, estudante-turma e estudante-setores do Campus). Ele pode, ainda, prestar auxílio em pesquisas e/ou outras atividades relacionadas ao processo educativo escolar, colaborando com o processo de desenvolvimento das múltiplas dimensões dos estudantes com necessidades específicas de leitura e escrita.

 

Membros da equipe CLAI


Marta Simone Vital Barreto (Assistente Social) (Coordenadora do setor)
E-mail: simone.barreto@ifpb.edu.br


Elionária Lima de Figueredo Graciano (Psicopedagoga)
CBO 2394-25
E-mail: elionaria.lima@ifpb.edu.br


Érica Cardoso de Andrade (Áudiodescritora/Ledora)
E-mail: erica.andrade@ifpb.edu.br


Jerri Adriano de Figueredo Gomes Filho (Áudiodescritor/Ledor)
E-mail: jerri.figueredo@ifpb.edu.br


Jose Cléverton Cunha de Lima (Áudiodescritor/Ledor)
E-mail: cleverton.lima.ps@ifpb.edu.br