Como tramitar um processo eletrônico

por Ivan Medeiros Jr publicado 27/11/2018 21h53, última modificação 18/12/2018 17h08
Descreve como pode ser movimentação/tramitação de um processo eletrônico.

A tramitação de um processo eletrônico refere-se ao recebimento e encaminhamento de processos existentes apenas no meio virtual, através do Suap. Não serão considerados processos que existem fisicamente. 

Da mesma forma como funciona na tramitação de processos físicos, o módulo de processos eletrônicos do SUAP também possui uma caixa de Entrada/Saída de processos, onde podem ser gerenciados os processos que estão sob a posse de um determinado setor, os processos que estão aguardando para serem recebidos pelo setor e os processos que estão aguardando o recebimento do setor destino.

Receber processos eletrônicos

O recebimento de processos eletrônicos no SUAP deve ser realizado com os seguintes passos:

  1. Acessar a caixa de processos, através do caminho: Menu Administração > Processos Eletrônicos > Caixa de Processos.
  2. Selecionar o setor que irá receber o processo (caso o servidor tenha permissão para acessar a caixa eletrônica de mais de um setor), clicando na sigla do setor.
  3. Selecionar a aba Aguardando o seu recebimento.
  4. Após localizar o processo a ser recebido, clicar no botão de Receber. 
     

Neste momento, o servidor/setor estará com a posse do processo eletrônico e poderá dar prosseguimento às providências tratadas no processo, como por exemplo adicionar documentos ao processo (ver como adicionar documentos a um processo). Não é necessário informar um despacho de recebimento.
 

Encaminhar processos eletrônicos

O encaminhamento de processos eletrônicos no SUAP deve ser realizado com os seguintes passos:

  1. Acessar a caixa de Entrada e Saída de processos, através do caminho: Menu Administração > Processos Eletrônicos > Caixa de Processos.
  2. Selecionar o setor que irá receber o processo (caso o servidor tenha permissão para acessar a caixa eletrônica de mais de um setor), clicando na sigla do setor.
  3. Selecionar a aba Aguardando seu encaminhamento.
  4. Após localizar o processo a ser despachado, clicar no botão de Encaminhar.
  5. Preencher o formulário de encaminhamento com os campos abaixo e clicar no botão Salvar:
    Despacho (texto breve com alguma orientação sobre o despacho
    * Perfil (cargo/função)
    Senha (usada para acessar o SUAP)
    Setor de Destino (Buscar setor de destino)
     

Neste momento, o processo será encaminhado para o setor de destino. Um documento com o texto informado no campo despacho do passo 5 será adicionado ao final do processo, juntamente com a assinatura do servidor. Caso o despacho necessite de mais detalhes, é aconselhável que o servidor crie um documento eletrônico do tipo Despacho (ver como elaborar um documento eletrônico) e anexe o mesmo ao processo (ver como anexar documentos a um processo) antes de efetuar o encaminhamento.

Para encaminhar processos aos quais o despacho já foi adicionado como documento eletrônico ou simplesmente para encaminhar um processo sem a necessidade de um despacho, você deve clicar no link de visualizar o processo durante o passo 4. Em seguida, você deve clicar no botão de Encaminhar e depois na opção Sem Despacho. Por fim, você deverá informar o setor para o encaminhamento do processo.

 

Observações Importantes

  • Sempre que houver processos a serem recebidos ou processos em posse dos setores que você possui acesso, aparecerá uma notificação de quantidade de processos na página inicial do Suap referente às situações mencionadas respectivamente.
  • Caso o setor destino ainda não tenha recebido um processo encaminhado, você poderá remover a última tramitação do processo, ou seja, a tramitação que você criou. Esta funcionalidade é útil para os casos em que um processo seja encaminhado incorretamente a um  determinado setor.