Sobre o SUAP

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 13/07/2016 11h14, última modificação 14/09/2018 16h56

Apresentação

SUAP - Sistema Unificado de Administração Pública é um sistema desenvolvido e mantido, originalmente, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.  Hoje, mais de 20 Institutos da Rede Federal utilizam este moderno sistema informatizado.

SUAP serve para auxiliar nos processos administrativos e acadêmicos do IFPB. Além disso, é uma poderosa ferramenta que os gestores podem utilizar para tomar decisões.

Por ser um sistema unificado, vários módulos (que são os sistemas informatizados das áreas administrativas e acadêmicas) se relacionam entre si, como uma engrenagem. Esta arquitetura é fundamental para o bom funcionamento dos Institutos que compõem a Rede Federal, dentre elas, o IFPB, devido às suas particularidades de funcionamento.SUAP

IFPB contribui para a evolução do SUAPMuitos módulos já foram desenvolvidos pela equipe técnica da Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI), a exemplo dos módulos: ressarcimento de plano de saúde, execução orçamentária, diárias e passagens, mapa de atividades docente, remoção interna, entre outros

A DGTI está empenhada em construir um sistema cada vez melhor. Para isso, precisamos da sua contribuição.

Quem pode acessar?

O SUAP pode ser acessado por todos os usuários que fazem parte da comunidade do IFPB, seja professor, técnico-administrativo ou aluno, além de trabalhadores terceirizados. Cada usuário terá as permissões necessárias para a operação do sistema. Alguns módulos exigem que o usuário solicite explicitamente as permissões para o seu uso.

A partir das credenciais criadas (usuário e senha) no SUAP, o usuário poderá autenticar-se em diversos outros serviços, como o Imagine (antigo Dreamspark), Google Scholar, Portal de Periódicos, Portal do Estudante e etc.

Como acessar o SUAP pela primeira vez?

Alunos

  1. Acesse o link: https://suap.ifpb.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/
  2. Informe os seus dados para receber um link e cadastrar a senha de acesso. O usuário é a sua matrícula ;
  3. Você receberá um e-mail com um link de cadastro da senha de acesso ao SUAP;
  4. Caso apareça alguma mensagem informando que o seu e-mail não está cadastrado, procure o setor de Controle Acadêmico do campus e solicite a inclusão do seu e-mail no cadastro. Em seguida, repita a partir do passo 1.


Servidores 

  1. Acesse o link: https://suap.ifpb.edu.br/comum/solicitar_trocar_senha/
  2. Informe os seus dados para receber um link e cadastrar a senha de acesso. O usuário é a sua matrícula SIAPE;
  3. Você receberá um e-mail com um link de cadastro da senha de acesso ao SUAP;
  4. Caso apareça alguma mensagem informando que o seu e-mail não está cadastrado, procure o setor de Gestão de Pessoas do campus ou da reitoria e solicite a inclusão/atualização do seu e-mail pessoal no cadastro de e-mail alternativo. Após esse cadastro, realize o procedimento novamente a partir do passo 1.