Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 06 > Equipe do Programa Reitoria Itinerante visita Campus Sousa

Equipe do Programa Reitoria Itinerante visita Campus Sousa

Reuniões com estudantes e servidores aconteceram nesta terça-feira (18)
por Clébio Melo publicado: 19/06/2019 10h53 última modificação: 26/06/2019 09h49
Exibir carrossel de imagens Foto: Filipe Donner Momento aconteceu à tarde, na unidade Sede

Momento aconteceu à tarde, na unidade Sede

O Campus Sousa foi a segunda parada da atual etapa do Programa Reitoria Itinerante (Reiti) no sertão da Paraíba. A equipe comandada pelo reitor Nicácio Lopes presidiu audiências públicas com estudantes, servidores e membros da gestão local ao longo desta terça-feira (18) nas unidades Sede e São Gonçalo. Esta rota da Reiti é composta, ainda, pelos Campus Cajazeiras e Catolé do Rocha.

No turno da manhã, o auditório da unidade São Gonçalo foi reservado para as discussões com os discentes. A pauta, elaborada por representantes estudantis dos cursos do Campus Sousa, foi composta por seis itens, entre os quais: esclarecimentos sobre os cortes no orçamento do IFPB, anunciado pelo Ministério da Educação; investimento em obras e na compra de materiais e equipamentos; contratação de novos professores; e a exigência de exames para as aulas práticas de educação física.

À tarde, foi a vez da audiência pública com os servidores docentes e técnicos-administrativos do Campus no auditório da unidade Sede. Na pauta, questões como: investimentos em construções, reformas e ampliações; compra de materiais e equipamentos; andamento dos concursos públicos do IFPB; tramitação dos processos encaminhados à Reitoria; e emissão de diplomas para os estudantes.

Os encaminhamentos propostos foram os seguintes:

1. Renovação do compromisso em revitalizar/reestruturar o laboratório de Química;

2. Elaboração de um estudo pela Diretoria de Desenvolvimento do Ensino do Campus sobre a necessidade de contratação de novos professores. O documento deverá ser encaminhado e discutido na Pró-Reitoria de Ensino (PRE);

3. Visita de integrantes da equipe da Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação para fazer um mapeamento (inspeção técnica) e propor medidas que melhorem o sinal de internet na unidade São Gonçalo;

4. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) vai estudar medidas sobre como agilizar a avaliação de exames já realizados por estudantes e a possibilidade de o IFPB arcar com as despesas dos exames através de pregão (modalidade de licitação do tipo menor preço para aquisição de bens e de serviços comuns);

5. Garantia de reavaliação sobre a concessão de adicionais por insalubridade mediante protocolo de pedido de reconsideração por parte do servidor;

6. Comissão responsável pela regulamentação das 30h para servidores técnicos administrativos deverá voltar a se reunir para analisar duas novas orientações normativas que tratam de banco de horas e teletrabalho;

7. Implementação de medidas preventivas para evitar o atraso na emissão de diplomas;

8. Sobre obras, Nicácio reforçou que não há dinheiro suficiente disponível no orçamento, até o momento, para as demandas apresentadas pelos estudantes e servidores e que trabalha para conseguir verbas através de Termo de Execução Descentralizada - TED.

No início da noite, as equipes da Reitoria e da gestão do Campus Sousa se reuniram para discutir as propostas de encaminhamentos e organizar formas de implementá-las. O diretor-geral do Campus, Francisco Cicupira de Andrade Filho avaliou positivamente os encontros e lembrou que a Reiti não termina com a visita da equipe do Programa. "Eu prometo ficar do lado do reitor para tentarmos encontrar saídas [para as demandas]. A Reitoria Itinerante é uma ação que devemos elogiar", disse.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa