Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2020 > 11 > Aplicativos sobre a COVID-19 criados pelos alunos e professores do Campus Pedras de Fogo recebem patentes registradas pelo INPI

O intuito do “QuizVID” e “KidsVID” é manter as pessoas informadas de maneira interativa sobre o Coronavírus.
publicado: 11/11/2020 11h10 última modificação: 13/11/2020 08h31

Estudantes e professores do IFPB campus Pedras de Fogo fizeram do isolamento social uma boa oportunidade de levar informações mediante o desenvolvimento de aplicativos (mobile) acerca do Coronavírus e as práticas preventivas à Covid-19 para a comunidade em geral. A partir de esclarecimentos de dúvidas por meio da parceria social com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pedras de Fogo, foram criados aplicativos (software) na plataforma App MIT Inventor com a denominação de QuizVID e KidsVID. Os aplicativos receberam o registro do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Imagem abaixo).

Os programas criados para o mundo mobile (smartphones) surgiram a partir de dois projetos de extensão na modalidade de Fluxo Contínuo , coordenado pelos professores da área de Informática, Giulliana Karla Lacerda Pereira de Queiroz e José Anderson, com a colaboração dos professores Júlio César e Frederico Campos. Além do auxilio do servidor do Instituto, Aldenir Gomes de Assis, Técnico Administrativo e dos alunos Amerson Félix e Eliane do Nascimento e Alany de Souza que se dedicaram de forma remota no desenvolvimento das ferramentas, a fim de disponibilizar os Apps (Abreviação de Aplicativos) com o máximo de celeridade.

O objetivo é proporcionar uma melhoria dos serviços de informação, acesso, acolhimento e assistência de forma interativa e dinâmica. A partir de fontes confiáveis, entretenimento e orientações sobre a pandemia, diante de um cenário preocupante que é enfrentado pelo mundo inteiro, transmitindo dados atuais e vinculado nos portais de notícias que detém de credibilidade sobre o tema. “Desenvolvemos o aplicativo com o intuito de levar informações confiáveis, visto que ele é baseado em canais de comunicação que possuem credibilidade. É muito bom sentir que estamos ajudando o próximo de alguma forma nesse período”, relata Amerson, um dos idealizadores do projeto. O estudante ainda acrescenta que é uma forma de compartilhar essas informações com a comunidade, por meio do aplicativo.

patentes dos apps

O projeto ainda contou com o apoio da Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) do IFPB, representada pelos servidores, Prof. Maxwell Anderson Ielpo do Amaral (Diretor de Inovação Tecnológica) e Prof. Valdecir Teófilo Moreno (Representante da Coordenação de Propriedade Intelectual). O aplicativo estará na biblioteca de aplicativos da Google Play Store do seu smartphone, na pesquisa digite “QuizVID”, e após isso basta clicar no primeiro resultado da busca.

O Diretor do campus Pedras de Fogo Frederico Campos comentou de maneira vibrante essa conquista: “Não existe projeto ruim. Entendemos que a proposta de depósitos e submissões no modo “Fluxo Contínuo” estimulada pela PROEXC pode tornar real projetos, produtos e processos quando possibilita e autoriza de forma oficial o desenvolvimento da ideia que existe na mente de um extensionista. Estamos muito felizes com a pro-atividade de Professores e alunos que aceitaram o desafio e com o êxito alcançado através dos registros desses produtos no INPI”.

Equipe IFPB/PF