Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 10 > 1º Seminário Interinstitucional de Diversidade é promovido em parceria com UEPB, UFCG e IFPB

Seminário será nos dias 31/10 e 01/11 no Campus VII da UEPB em Patos
publicado: 24/10/2017 08h55 última modificação: 25/10/2017 17h50

campus Patos do Instituto Federal da Paraíba,  em parceria com a UEPB e UFCG, promove o 1º Seminário Interinstitucional de Diversidade, com o tema Memória, Cultura e Resistência: perspectivas afro-paraibanas. O evento acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Auditório Celso Furtado, no Campus VII, em Patos.

O Seminário Interinstitucional de Diversidade (SEMID) surgiu da necessidade de criar um espaço de diálogo sobre diversidade nas instituições formadoras e na sociedade, como meio de promover o respeito às diferenças, especialmente neste momento em que vivemos uma nova e mais acirrada onda de ataques às diferentes manifestações de ser e estar no mundo.

A primeira edição do SEMID, realizada por meio de uma parceria entre a UEPB, UFCG, IFPB e colaboradores, tem por tema “Memória, cultura e resistência: perspectivas afro-paraibanas”. A programação contará com rodas de conversa, minicursos, oficinas, exposições e mostra de cinema que contemplam e fomentam a temática proposta. O evento é direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação, professoras/es e alunas/os da educação básica e ensino superior de diversas áreas do conhecimento, militantes, movimentos sociais, pessoas de terreiro e à sociedade patoense em geral.

A Paraíba é resultado de um processo de trocas culturais entre os diversos povos forçados pela colonização a coexistirem neste território. Apesar de sua constituição plural, na Paraíba um jovem negro tem 13 vezes mais chances de ser vítima de homicídio do que um jovem branco, de acordo com o relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014 (veja também o Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil e o Atlas da Violência 2017. O município de Patos, cidade mais importante do sertão paraibano e terceira maior do estado, figura no mesmo estudo na 70ª posição no ranking de vulnerabilidade juvenil à violência das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes (ano-base 2012).

As instituições de ensino públicas reafirmam osso compromisso político com as populações subalternizadas ao longo daquele processo de trocas culturais. Por esta razão, cumprindo com sua responsabilidade social e educacional, o Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, sediará a primeira edição do SEMID, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2017, num esforço conjunto com a UFCG e IFPB de valorização histórica e cultural de uma das matrizes basilares da formação do povo paraibano.

Veja a programação e se inscreva aqui: https://goo.gl/VVsCaG