Manual Colaborativo do Coordenador de Curso

Imagem: José Herculano Filho

Olá Coordenador(a), este manual tem o intuito de auxilia-lo em suas atividades diárias na função.

Apresentação

Este Manual trata sobre a temática da gestão educacional e administrativa no âmbito do IFPB Campus Patos, mais precisamente no que se diz respeito às demandas inerentes aos setores de coordenações de cursos. Sabemos que estes setores são ocupados por servidores do instituto, e que normalmente, quando da primeira vez que o servidor ocupa uma função na coordenação, ele não está totalmente a par das demandas e de como solucioná-las.

A motivação para buscar soluções relativas ao tema vem da própria experiência do pesquisador e desenvolvedor, enquanto servidor do IFPB Campus Patos, por ter assumido o cargo de Coordenador do Curso Técnico em Segurança no Trabalho Integrado ao Ensino Médio e sentir dificuldade em encontrar informações sobre o andamento dos processos administrativos que adentravam ao setor. Na maioria das vezes, por não haver fontes claras de informação acerca da tramitação dos processos, foi necessário consultar servidores mais experientes em ocupar cargos semelhantes.

Apesar de sempre contar com o apoio dos colegas coordenadores, ex-coordenadores, servidores do controle acadêmico, de outros setores e das direções, em auxiliar e informar sobre o andamento das demandas, percebeu-se a necessidade de normatizar, criar e reunir documentos e outros produtos que pudessem auxiliar os coordenadores, sobretudo os recém empossados, no desenvolvimento das suas atividades laborais na função. Acreditando que o fato de sempre procurar outros servidores para solucionar o andamento dos processos, gera diminuição da produtividade para o servidor que procura e também para aquele que é procurado.

A finalidade de organizar os processos e desenvolver produtos de apoio, se dá em otimizar o tempo e as demandas, auxiliar os servidores e aumentar a eficiência dos setores, diminuir a burocracia e gerar um ganho ao servidor, à instituição e ao público por ela atendida. Sendo a importância do desenvolvimento de ferramentas acelerar os processos da administração pública, melhorar a eficiência dos setores, dando respostas mais rápidas às demandas da comunidade acadêmica.


Objetivos

Este manual possui como objetivo primário otimizar a tramitação dos processos que passam pelas Coordenações de Cursos do IFPB Campus Patos, através do desenvolvimento de um produto tecnológico que venha a auxiliar os servidores ocupantes de cargo de coordenação. E como objetivos secundários: organizar e detalhar as principais demandas da função e seus trâmites, publicar e disponibilizar manual eletrônico e colaborativo, desenvolver fluxogramas de processos; reunir documentos, manuais, tutoriais e formulários institucionais; visando centralizar as informações importantes aos coordenadores de curso em ambiente único.

Seções

Este manual é um produto tecnológico desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT. Ponto Focal: IFPB Campina Grande.