Você está aqui: Página Inicial > Patos > Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 22/09/2016 17h59, última modificação 13/12/2016 14h14

A assistência estudantil é regulamenta pelo Decreto nº 7.234 de 19 de Julho de 2010, e tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação pública federal.

A Política de Assistência Estudantil do IFPB dar-se-á mediante o estabelecimento de um conjunto de princípios e diretrizes estratégicos, materializadas através de programas que visam assegurar ao educando o acesso, a permanência e a conclusão do curso, na perspectiva de formar cidadãos éticos comprometidos com a defesa intransigente da liberdade, da equidade e da justiça social.

Principais programas da Política de Assistência Estudantil do IFPB

Programa de Benefícios socioassistenciais;

Programa de Alimentação;

Programa de Atenção à saúde do Estudante;

Programa de Moradia;

Programa de Integração de Estudantes ingressos;

Programa de Material didático pedagógico;

Programa de Apoio aos estudantes com  deficiência;

Programa de atualização para o mundo do trabalho;

Programa de Apoio Pedagógico;

Programa de Auxílio Transporte.

 

A assistência tem caráter universal, mas alguns programas são regidos por critérios para seleção, como também para a permanência. São exemplos, os programas alimentação, transporte e moradia. É regulado através de Edital publicado pelo Campus e geralmente divide-se em 4 etapas: Inscrição do (a) candidato (a); análise documental; entrevista; visita domiciliar (quando necessário). Os critérios observados para permanência são: Matrícula; Frequência regular; Situação de vulnerabilidade social; Aproveitamento escolar (rendimento acadêmico); entre outros que a equipe julgar necessário.

A equipe que compõe a política é extensa, onde cada um desenvolve suas ações, sendo essas também desenvolvidas em caráter multidisciplinar. Os profissionais e áreas são, entre outros:

Direção do Campus (DG; DDE; DAP)

Assistente Social

Pedagoga

Psicóloga

Enfermeira

Médico

Técnico em Assuntos Educacionais

Assistente de aluno

Profissional de educação física