Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 > Encontro de gestores tem apresentação das diretorias sistêmicas

Encontro de gestores tem apresentação das diretorias sistêmicas

Trabalho dos setores, esclarecimento de dúvidas e integração marcaram o evento da Reitoria
por publicado: 14/04/2021 17h49 última modificação: 16/04/2021 11h01

Mais um dia proveitoso de atividades dentro do Encontro de Gestores da Reitoria do IFPB, evento online que visa fortalecer o alinhamento orgânico e a cultura de gestão estratégica da macrogestão do IFPB.

A manhã da quarta-feira (14) foi marcada pela apresentação dos diretores sistêmicos. Na oportunidade, as diretorias de Tecnologia da Informação, Comunicação e Marketing, Obras, Planejamento e Gestão de Pessoas fizeram uma exposição do trabalho que vêm desempenhando nos últimos anos e como têm contribuído para um IFPB mais moderno e humanizado.

Vários aspectos foram abordados como, por exemplo as melhorias nos serviços e sistemas de Tecnologia da Informação, melhorias na comunicação interna e consolidação da comunicação com a oferta de instrumentos de comunicação estratégica. A realização de obras complementares e a execução de projetos de novas construções mesmo em tempos de crise foram destaque também nas apresentações dos gestores. Em seguida, foram abordadas as conquistas na área de planejamento como a concepção do Planede e do PDI. Por fim, a Diretoria de Gestão de Pessoas abordou sobre a evolução do quadro de pessoal do IFPB, capacitação dos servidores, qualificação, remoção, políticas de promoção a saúde e outras ações sistêmicas.

Michell Torres PRocuradoria Juridica IFPB.jpg As palestras do turno da manhã receberam elogios da plateia.  “Expresso aqui a minha gratidão pelo brilhante trabalho que vem sendo feito por todos vocês”, disse o Reitor Nicácio Lopes. “O nosso Instituto vem, a cada dia, melhorando a qualidade dos serviços de TI e de Comunicação! São de fato muitos avanços quantitativos e qualitativos que nos orgulha cada vez mais!”, disse o Diretor do Campus Itaporanga Ridelson Farias. A Pró-Reitora de Extensão Cleidenédia Oliveira também comentou sobre a importância que tem sido dada nas áreas estratégicas na da instituição para desenvolver e atingir seus objetivos macros.

No período da tarde, o evento continuou com as apresentações dos gestores e esclarecimento de dúvidas dos participantes. A primeira apresentação foi procurador da Advocacia Geral da União no IFPB, Michell Laureano Torres. Ele esclareceu as normas internas da AGU e falou dos limites de atuação da Procuradoria Jurídica e da contribuição que a equipe fornece para os documentos internos do IFPB. O procurador Michell explicou ainda sobre as situações de representação extrajudicial do IFPB que ocorrem, por exemplo, junto aos Tribunais de Contas e a representação judicial quando da defesa de gestores públicos em sua atuação específica do cargo.

Compec Simao Viana IFPB.jpg A segunda apresentação foi da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) a cargo de Simão Pedro Viana. Ele iniciou comentando que ingressou como gestor da pasta no final de 2018 e traçou um histórico dos principais desafios e mudanças realizadas durante a sua gestão. Entre as alterações mais significativas empreendidas está a implantação de sistemas informatizados online para gerir matrículas de ingresso dos estudantes, o que foi significativo no período da pandemia. Um novo processo seletivo para cursos superiores totalmente online foi outra barreira vencida na Compec. O presidente da Compec também ressaltou a agilidade trazida para as seleções de professor substituto que têm todas as fases realizadas à distância agora. Simão abordou as parcerias com setores como DGTI e DGCOM.

A apresentação sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi feita pela gestora Carolina de Brito Barbosa. Ela explicou que a CPA é um instrumento criado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É um órgão de natureza autônoma e consultiva que tem representações em cada campus. A professora Carolina comentou sobre as dimensões de avaliação e o quanto a sua função pode colaborar com o desenvolvimento do IFPB. Carolina ressaltou a importância de autoavaliação para o melhor planejamento. CPA Carolina Brito Barbosa.jpg

A seguir, foi realizada a apresentação da Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (Arinter) a cargo da professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira. Segundo Mônica, a internacionalização é um tema transversal que está em diversos setores e em todo o tripé da instituição de ensino. A docente relacionou as várias ações da Arinter como aplicação de exames de proficiência e atuação frente a coordenações de idiomas nos campi, além do estabelecimento de parcerias com instituições estrangeiras. “A Arinter é uma mediadora do IFPB frente a outras instituições”, frisou.

Ainda foram realizadas apresentações do Polo de Inovação do IFPB, por Erick Melo, e da Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec), por Anselmo Castilho. Representando o reitor, no período da tarde, a professora Mary Roberta agradeceu a participação de cada gestor e enalteceu a importância do momento para partilhar conhecimentos. Não foi realizada apresentação da Procuradoria Institucional já que o procurador Francisco Fernandes de Araújo Neto não pôde participar devido a questões de saúde. O reitor Nicácio participou da plateia na noite da quarta. Nesta sexta, o evento se encerra com Mesas Redondas das cinco pró-reitorias do IFPB.

Patrícia Nogueira e Ana Carolina Abiahy – jornalistas do IFPB