Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 > Análise e palestra abrem I Encontro de Gestores da Reitoria do IFPB

Noticia

Análise e palestra abrem I Encontro de Gestores da Reitoria do IFPB

Reitor destaca integração e palestrante aborda a Liderança na gestão pública
por Ana Carolina Abiahy publicado: 12/04/2021 17h32 última modificação: 12/04/2021 17h34

O I Encontro de Gestores do IFPB iniciou, nesta segunda-feira, 12 de abril, com a abertura oficial realizada pelo reitor Nicácio Lopes, às 15h30. Cerca de 60 gestores da Reitoria e diretores gerais dos campi participavam na sala do Google Meet atentas à fala do professor Nicácio que trouxe alertas para a melhor eficácia do trabalho realizado em todo o âmbito da instituição.

Nicácio Lopes elogiou o desenho do encontro, que foi criado conversando com a comissão liderada pelo assessor especial da Reitoria, Almiro de Sá. O reitor frisou a necessidade dos macrogestores do IFPB pararem com vistas a avaliar as ações que estão em exequibilidade, o que a instituição vem desenvolvendo. Ele ressaltou que é preciso atualizar o conhecimento, fortalecendo a interatividade e integração intersetorial.

 “O IFPB não é um sistema fragmentado é um sistema coeso, uno. Constatamos que há uma necessidade de integração entre os setores que precisam estar alinhados porque dialogam. Não podem desenvolver atividades como células independentes dentro de um sistema maior que é o IFPB”, alertou o reitor. 

1 ENCONTRO GESTORES NICACIO IFPB 1.jpg

Segundo Nicácio, em uma instituição complexa como o IFPB há o desafio de que agentes públicos na dinâmica do dia a dia conheçam o que vem sendo realizado pelos diversos multisetores da instituição. “Os setores são células interdependentes. Não temos ilhas isoladas, fragmentadas, pois elas funcionam como uma grande engrenagem que precisa ter articulação”.

Para o reitor, há a necessidade de constante atualização porque muitas ações de um setor reverberam em outros. “Nós temos dois grandes planos no IFPB. Em primeiro plano, está a supervisão, orientação, monitoramento, desenvolvido pela Reitoria e seus setores. Em segundo plano, está a execução realizada pelos campi”, esclareceu Nicácio, ressaltando que é preciso ter autocrítica. 2 encontro de gestores do IFPB.jpg

Em sua fala, o reitor lembrou todos os objetivos do Encontro, entre eles o alinhamento orgânico da macrogestão e a necessidade de criar mecanismos dialógicos, fortalecer laços. “É função nossa ter uma visão intercambiante da instituição”. Nicácio valorizou ainda os documentos de planejamento norteadores da instituição para tomadas de decisão.

Liderança contemporânea na gestão pública 

4 encontro de gestores IFPB alysson regis.jpg Após a abertura, iniciou-se a palestra proferida pelo professor do Campus João Pessoa do IFPB, Alysson André Régis Oliveira. Ele tem graduação e mestrado em Administração pela UFPB, doutorado em Ciências da Educação na UFRN e já teve passagem em Diretoria da Pró-Reitoria de Extensão do IFPB. Alysson destacou que foi aluno da instituição no momento de transição da ETFPB para Cefet-PB e comentou o quanto é raro que organizações públicas parem para realizar esta reflexão proposta pelo Encontro de Gestores da Reitoria do IFPB.

Na palestra intitulada “Liderança contemporânea na gestão pública”, o professor do IFPB iniciou com um histórico sobre a administração pública que saiu do âmbito patrimonialista que vigorou até 1937, passando para a fase burocrática até 1995 e a partir de então se centra mais no aspecto gerencial. Conceitos acerca da liderança também foram trazidos, ressaltando este papel em seu aspecto de conquista de equipes e de servir ao público.

 2 encontro de gestores do IFPB.jpgSegundo Alysson, a visão popular e simplista de que as instituições públicas são guiadas por burocracias que estão além da vontade dos gestores está bem superada com o avanço das discussões acerca da liderança. Ele trouxe reflexões para que os gestores percebam em seu cotidiano de trabalho uma melhor forma de alinhar as ações com o pensamento sistêmico do IFPB.

Os vários perfis de líder foram abordados pelo palestrante. “É preciso que o líder conheça quais são os objetivos da instituição, entenda quais são os objetivos organizacionais e conheça as pessoas que fazem parte de sua equipe”, frisou Alysson Régis. 

Ao final da palestra, o reitor Nicácio agradeceu a apresentação que considerou instigante para os próximos passos do evento. O encontro prossegue nos dias 14 e 16 de abril com mesas redondas e apresentações de setores da Reitoria. Confira a programação.

5 Encontro IFPB gestores mosaico.jpg  

Texto e imagens: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB