Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 01 > Campus Sousa recebe visita de gestores do IFPB

Campus Sousa recebe visita de gestores do IFPB

O Reitor Nicácio Lopes e a Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta foram recebidos pela equipe diretora do Campus na Unidade São Gonçalo
por publicado: 28/01/2021 12h25 última modificação: 28/01/2021 12h25

Na tarde desta quarta-feira (27), O Reitor Nicácio Lopes, a Pró-Reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta visitaram as instalações do IFPB Campus Sousa em São Gonçalo e conheceram alguns projetos de extensão que estão sendo desenvolvidos na instituição. Os gestores foram acompanhados pelo Diretor-geral Chiquinho Cicupira, pela Diretora de Desenvolvimento do Ensino, Joselma Carneiro, e pelo Diretor de Administração e Planejamento do IFPB Campus Sousa, Francisco Jarismar. Também participaram do encontro as professoras do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária Sheila Knupp, Thaís Feitosa e Lisanka Maia e o coordenador do curso de Licenciatura em Letras (EaD), João Edson Rufino.

O encontro teve início às 15h30 com a visita técnica do Reitor e da Pró-Reitora de Ensino ao canteiro de obras da Biblioteca do IFPB Campus Sousa, localizada na Unidade São Gonçalo. A obra, que foi iniciada em janeiro do ano passado, foi orçada em aproximadamente R$ 1,3 milhão e é bastante aguardada pela comunidade do Campus Sousa, pois representa a ampliação do acesso dos estudantes a conhecimentos fundamentais para a sua formação acadêmica e pessoal. A previsão é de que a biblioteca que, para o Reitor Nicácio Lopes, “é uma obra estruturante do IFPB”, seja entregue ainda em 2021.

A agenda seguiu com a visita dos professores Nicácio e Mary Roberta ao Laboratório Biomolecular do Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo (HV-ASA) do IFPB Campus Sousa, que é atualmente uma referência regional em pesquisa, atendimento, exames e cirurgias em animais. Em seguida, as professoras do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária Sheila Knupp, Lisanka Maia e Thaís Feitosa apresentaram aos gestores os projetos de extensão de castração itinerante e de controle populacional de cães e gatos associado à conscientização dos cidadãos sobre o risco de zoonoses, ambos desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Sousa.

O Reitor Nicácio Lopes classificou a visita ao Campus Sousa como altamente positiva e destacou a satisfação ao ver a evolução da obra da biblioteca e conhecer os projetos que estão em desenvolvimento no Campus. “O dia da nossa missão em Sousa foi muito produtivo. O nosso intuito foi inspecionar o estágio atual de andamento da construção da biblioteca, que temos a expectativa de entregar à nossa comunidade no segundo semestre de 2021. Outro momento muito relevante ocorreu no Hospital Veterinário, quando tomamos conhecimento de um projeto de extensão executado por professores de Medicina Veterinária que tem trazido grande impacto social para a região polarizada por Sousa: o projeto de castração itinerante de cães e gatos da comunidade. Nós temos esse intuito de captar a essência do trabalho que vem sendo realizado em todas as nossas unidades e reconhecemos que o Campus Sousa tem um papel fundamental nesse sentido pela sua capilaridade, sua tradição e pela sua atuação na formação dos nossos jovens”, pontuou o Reitor.

A professora Mary Roberta sublinhou a importância da visita técnica na ótica da Pró-Reitoria de Ensino. “Quero destacar primeiramente a construção da biblioteca, que é um equipamento que permite a consolidação dos estudos e também a ampliação do conhecimento em áreas diversas até daquela em que o aluno formaliza os seus estudos.  A gente fica muito feliz em ver a obra crescendo, vendo que será um equipamento bastante sólido e com uma estrutura que vai atender ao Campus Sousa e até a ampliações futuras. Em seguida, tivemos a oportunidade de conhecer o projeto de castração itinerante de animais, que tem parceria com a Prefeitura de Sousa, e tivemos a notícia da possibilidade de ampliação desse projeto através de outra iniciativa do Campus, o Programa Interdisciplinacidade. A prática dessas cirurgias mostra a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão porque todas essas dimensões estão no âmbito desse projeto. Saímos de Sousa com o sentimento de missão cumprida e com a expectativa de, no futuro, ampliar as ações no Campus”, afirmou a Pró-Reitora de Ensino.

Para o Diretor-geral do IFPB Campus Sousa, professor Chiquinho Cicupira, “ontem foi um dia importante para o Campus porque recebemos a visita do Reitor Nicácio Lopes acompanhado da Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, que vieram verificar o andamento da obra da nossa biblioteca e conhecer o novo laboratório de biologia molecular e mais algumas ações que são desenvolvidas no âmbito do Hospital Veterinário do nosso campus. Além de receber as visitas, tivemos a oportunidade de, junto com a nossa Diretora de Ensino, Joselma Carneiro, e o nosso Diretor Administrativo, Francisco Jarismar, conversar com os gestores sobre assuntos relacionados ao ensino, em especial sobre a volta às atividades presenciais. Foi um momento extremamente produtivo para todos nós”, salientou.

A ida do Reitor e da Pró-Reitora de Ensino ao Campus Sousa nesta quinta-feira faz parte de um cronograma de reuniões e visitas técnicas dos gestores aos campi do IFPB localizados no Sertão do estado: Cajazeiras, Catolé do Rocha, Santa Luzia e Sousa. O roteiro teve início na última segunda-feira (25), em Catolé do Rocha, e está previsto para ser encerrado na quinta-feira, dia 28, com a visita ao Campus Santa Luzia.

Fotos: Ramiro Pinto – assessor especial da Reitoria

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa