Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 07 > Docentes de Medicina Veterinária participam de projeto de castração gratuita de animais em Sousa

Noticia

Docentes de Medicina Veterinária participam de projeto de castração gratuita de animais em Sousa

Iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde
por Amanda Tavares de Melo publicado: 31/07/2020 15h43 última modificação: 04/08/2020 10h35
Exibir carrossel de imagens Foto: Secretaria de Saúde de Sousa

Foto: Secretaria de Saúde de Sousa

Na última quarta-feira (29), parte do corpo docente de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa participou do Projeto de Castração dos Animais do Canil Municipal de Sousa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo (HV-ASA), do IFPB Campus Sousa. O Castramóvel, a unidade itinerante de saúde onde estão sendo realizados os procedimentos, contou com insumos e materiais médico-hospitalares cedidos pelo Hospital Veterinário Adílio Santos de Azevedo e com o trabalho dos professores do Departamento de Medicina Veterinária Dra. Sheila Knupp, Dra. Thais Feitosa e Dr. Vinícius Longo, além da participação dos médicos veterinários Dr. Jânio Virginio, ex-aluno do Campus Sousa, e da Dra. Kelly Gurgel.

De acordo com o professor Vinícius Vilela, um dos participantes do projeto, “enquanto instituição, nós fomos ao Castramóvel no dia 29, contribuímos, e ficaremos indo conforme formos convidados, diante das atuais possibilidades. Apenas na quarta-feira, nós castramos nove cães, que já eram vacinados contra raiva e já tinham exames negativos de leishmaniose, então eram animais que estavam saudáveis e aptos a serem operados. Por enquanto, a ideia é castrar todos os 120 animais do canil. Quando terminar de castrar os animais do canil, o Castramóvel seguirá para os bairros de Sousa”, explicou.

Segundo a Secretaria de Saúde de Sousa, “os animais submetidos à intervenção cirúrgica receberam todos os cuidados inerentes ao pré, trans e pós-operatório. Os animais castrados receberam identificação na orelha e serão monitorados e acomodados em baias específicas para uma recuperação segura”Após o período de recuperação dos animais, a Prefeitura pretende lançar campanhas de adoção para encontrar um novo lar para os animais e reduzir a ocupação do canil municipal.

Essa iniciativa reforça que o Departamento de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa segue desempenhando ações de Saúde Única, uma abordagem que contempla a saúde humana, animal e ambiental de forma integrada, durante a pandemia da Covid-19. A castração dos animais do canil traz benefícios à saúde deles e também exerce um papel importante no controle populacional dos animais errantes em Sousa. A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é apenas mais um exemplo da atuação do IFPB como uma referência regional em Ensino, Pesquisa e Extensão.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa

registrado em: